O Conselho Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos realizou no dia 29 de novembro a sua última reunião do ano, junto à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Ascenção, em Novo Hamburgo. Na oportunidade, foi feita uma avaliação do ano de 2025 e projetadas as prioridades e metas da Ação Sinodal, Plano de Ofertas e orçamento para o próximo ano.
A programação iniciou a meditação conduzida pelo pastor vice-sinodal, Cláudio Kupka, com base no texto de Romanos 13.11-14. Na sequência, o presidente do Conselho Sinodal, Marcos Sebastião Baum, saudou os conselheiros e as conselheiras e destacou a importância da participação dos mesmos. “Encerramos mais um ano, em precisamos avaliar tudo que realizamos, mas com os olhos para o futuro, projetando o próximo ano, em que queremos fortalecer ainda mais a presença da IECLB”, pontuou.
O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, fez uma avaliação da Prioridades e Plano de Metas da Ação Sinodal de 2025, apresentando as principais ações desenvolvidas ao longo do ano. Em seguida, foi apresentada a Ação Sinodal de 2026, que foi aprovada pelo Conselho.
Posteriormente, o tesoureiro, Paulo Roberto Nunes, apresentou a execução orçamentária de 2025, bem como o plano de ofertas sinodal de 2026 e o orçamento previsto para o próximo ano. O plano de ofertas e o orçamento foram postos em votação e aprovados por unanimidade.
A pauta ainda contemplou informações sobre a reunião do Conselho da Igreja nos dias 21 e 22 de novembro, apresentadas pelo pastor Enos Heidemann; e informações sobre as eleições sinodais e nacionais da IECLB 2026, trazidas pela coordenadora da Comissão Eleitoral Sinodal, Karina Nunes.
Os conselheiros e as conselheiras também tiveram que homologar a autorizar a dispensa excepcional de dois ministros (pastores Rodrigo Gustavo de Lima e Alberto Gallert); a venda de imóvel da Paróquia de Sapiranga; doação de imóvel da Paróquia de Sapiranga para a Paróquia Ferrabraz; e transferência por doação de imóvel da Comunidade Vida Abundante para a Paróquia de Mathias e, posteriormente, da Paróquia para a Comunidade de Mathias.
Em diversos, a coordenadora da Pastoral do Cuidado, pastora Ana Paula Genehr, realizou o lançamento da campanha “Neste Natal, Cuide da Pastoral”, visando o pix solidário para a manutenção das atividades realizadas pelas pessoas voluntárias. Mônica Kupka trouxe informações sobre a implantação do SIG e reforçou a importância do mesmo.
A secretária da Obra Gustavo Adolfo (OGA), Elisabetha Kannenberg, falou da oferta sinodal destinada ao órgão e o trabalho que o mesmo tem realizado no fortalecimento de muitas comunidades. Pedro Henrique de Azevedo reforçou a importância do Estação Jovem, que ocorrerá de 25 de janeiro a 1º de fevereiro. E Karina Nunes enalteceu o trabalho realizado pelas instituições diaconais que têm vínculo confessional à IECLB.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos