|

O Conselho Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos realizou no dia 29 de novembro a sua última reunião do ano, junto à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Ascenção, em Novo Hamburgo. Na oportunidade, foi feita uma avaliação do ano de 2025 e projetadas as prioridades e metas da Ação Sinodal, Plano de Ofertas e orçamento para o próximo ano.

A programação iniciou a meditação conduzida pelo pastor vice-sinodal, Cláudio Kupka, com base no texto de Romanos 13.11-14. Na sequência, o presidente do Conselho Sinodal, Marcos Sebastião Baum, saudou os conselheiros e as conselheiras e destacou a importância da participação dos mesmos. “Encerramos mais um ano, em precisamos avaliar tudo que realizamos, mas com os olhos para o futuro, projetando o próximo ano, em que queremos fortalecer ainda mais a presença da IECLB”, pontuou.

O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, fez uma avaliação da Prioridades e Plano de Metas da Ação Sinodal de 2025, apresentando as principais ações desenvolvidas ao longo do ano. Em seguida, foi apresentada a Ação Sinodal de 2026, que foi aprovada pelo Conselho.

Posteriormente, o tesoureiro, Paulo Roberto Nunes, apresentou a execução orçamentária de 2025, bem como o plano de ofertas sinodal de 2026 e o orçamento previsto para o próximo ano. O plano de ofertas e o orçamento foram postos em votação e aprovados por unanimidade.

A pauta ainda contemplou informações sobre a reunião do Conselho da Igreja nos dias 21 e 22 de novembro, apresentadas pelo pastor Enos Heidemann; e informações sobre as eleições sinodais e nacionais da IECLB 2026, trazidas pela coordenadora da Comissão Eleitoral Sinodal, Karina Nunes.

Os conselheiros e as conselheiras também tiveram que homologar a autorizar a dispensa excepcional de dois ministros (pastores Rodrigo Gustavo de Lima e Alberto Gallert); a venda de imóvel da Paróquia de Sapiranga; doação de imóvel da Paróquia de Sapiranga para a Paróquia Ferrabraz; e transferência por doação de imóvel da Comunidade Vida Abundante para a Paróquia de Mathias e, posteriormente, da Paróquia para a Comunidade de Mathias.

Em diversos, a coordenadora da Pastoral do Cuidado, pastora Ana Paula Genehr, realizou o lançamento da campanha “Neste Natal, Cuide da Pastoral”, visando o pix solidário para a manutenção das atividades realizadas pelas pessoas voluntárias. Mônica Kupka trouxe informações sobre a implantação do SIG e reforçou a importância do mesmo.

A secretária da Obra Gustavo Adolfo (OGA), Elisabetha Kannenberg, falou da oferta sinodal destinada ao órgão e o trabalho que o mesmo tem realizado no fortalecimento de muitas comunidades. Pedro Henrique de Azevedo reforçou a importância do Estação Jovem, que ocorrerá de 25 de janeiro a 1º de fevereiro. E Karina Nunes enalteceu o trabalho realizado pelas instituições diaconais que têm vínculo confessional à IECLB.

 

Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.