Aconteceu, nesta sexta-feira, 4 de julho, em Wilhelmshaven/Alemanha, a cerimônia fúnebre do Pastor Ernesto Schlieper, falecido no último dia 10/06/2025.
O Pastor emérito Ernesto Oto Carlos Schlieper nasceu no dia 09 de maio de 1940, em Porto Alegre/RS. Era filho do também Pastor Ernesto Theóphilo Schlieper e de Irene Schumann Schlieper.
Estudou teologia em São Leopoldo/RS, com períodos na Alemanha e nos Estados Unidos. Foi ordenado ao ministério pastoral em 16 de agosto de 1964.Neste mesmo ano, casou-se com Cristina Helga Stelzer Schlieper. O casal teve o filho Alexandre e a filha Juliana.
Entre fevereiro e setembro de 1964, o Pastor Ernesto Schlieper atuou na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro – Martin Luther. De 1964 a 1968, serviu na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Campinas e, de 1968 a 1976, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília – CECLB.
Nos anos 1976 a 1981, Ernesto Schlieper trabalhou na Igreja Luterana em Valparaiso/Chile. Em 1982 foi para Alemanha, onde atuou como Secretário para América Latina e Conselheiro-Mor na Igreja Evangélica na Alemanha (EKD). Em 2005, Schlieper entrou na aposentadoria e continuou residindo com sua família na Alemanha.
No período em que esteve na EKD, Ernesto Schlieper foi uma voz constante da América Latina na igreja alemã. Ele acompanhou ministros e ministras da IECLB que atuaram na Alemanha em programas de intercâmbio ou que realizaram estudo auto programado com bolsa da EKD. Da mesma forma, pessoas da IECLB, que fizeram doutorado na Alemanha, sempre contaram com o suporte e a amizade de Ernesto Schlieper.
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador! Com este versículo de 2 Samuel 22.2, a família convidou para a celebração de despedida em amor e gratidão. Com gratidão, a IECLB também se despede do Pastor Ernesto Schlieper.