Após uma semana intensa de atividades, 46 pessoas jovens concluíram no domingo, dia 1º de fevereiro, mais uma etapa para se tornarem protagonistas e atuarem como lideranças em suas comunidades, paróquias e sínodos. A partir da oitava edição da Escola de Líderes Jovens – Estação Jovem, promovida pelos Sínodos Rio dos Sinos, as pessoas jovens tiveram momentos de formação, louvor, comunhão conexão com Deus.
Das 46 pessoas participantes, 38 eram do Sínodo Rio dos Sinos, seis do Sínodo Nordeste Gaúcho e duas do Sínodo Centro-Campanha Sul. Também integraram o grupo 16 pessoas jovens responsáveis pela coordenação. A orientação teológica esteve sob responsabilidade da pastora Cleide Olsson Schneider, com apoio dos pastores Isaías Steinmetz e Carlos Heinz Eberle.
Durante toda a semana, de 25 de janeiro a 1º de fevereiro, as pessoas jovens participaram de aulas e oficinas de criação de cultos, liturgias e meditações, confessionalidade luterana, história da Igreja e da Bíblia, música, inclusão, entre outras. Às noites, ocorreram as celebrações criativas preparadas pelos próprios jovens, dentre elas, o Culto de Tomé, Ágape e a Celebração do Caminho, que é uma liturgia desenvolvida no Estação Jovem. Toda a programação ocorreu no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo.
A formação é dividida em dois módulos. Sendo assim, os jovens participam de duas edições do Estação Jovem para estarem aptos à formatura e, por consequência, à liderança no meio em que estão inseridos. Neste ano, 19 participantes concluíram os dois módulos de formação e participaram do ato de formatura.
A solenidade de formatura ocorreu junto ao culto de encerramento na manhã de domingo de 1º de fevereiro, junto à sombra do amplo espaço verde da Faculdades EST, indo ao encontro do Tema do Ano da IECLB – Cuidar da Criação de Deus. O momento reuniu as pessoas jovens participantes, coordenação, ministros, ministras e familiares.
Com base no texto bíblico de Lucas 5.1-11, a pastora Cleide Olsson Schneider convidou as pessoas jovens a serem como Pedro, tornando-se “pescadores de homens”, revelando o poder e o amor de Deus. “Nesta semana, Jesus chamou cada um e cada uma de vocês e esteve ao seu lado. Foi gratificante ver o quanto vocês se comprometeram com Ele e é por isso que a gente se emociona. Agora, o desafio é dar espaço para estas pessoas jovens para caminharem junto com as comunidades”, pontuou.
A pastora Cleide ainda afirmou que a semana, apesar de intensa, foi abençoada. “O Estação Jovem é intenso em convívio, partilha e emoções. Nossa vida foi marcada nestes oito dias com a presença de Deus. O Espírito Santo esteve entre nós, nos animou, no carregou e nos sustentou para seguirmos com a certeza de que Deus está sempre ao nosso lado”, sublinhou.
Além das atividades formativas, as pessoas jovens ainda tiveram uma saída de campo. No dia 29 de janeiro, o grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura e organização da IECLB, por meio de visita à sede nacional em Porto Alegre. Na ocasião, as pessoas jovens foram recepcionadas pela pastora presidente da IECLB, Silvia Genz; secretária de Formação, catequista Joni Roloff Schneider; coordenadora do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), catequista Valeria Franz Bock; e pela equipe de comunicação da IECLB. Após a acolhida no templo da Comunidade Matriz, o grupo percorreu os corredores da sede, onde conheceu as secretarias e coordenações e seus respectivos responsáveis.
O Estação Jovem é uma iniciativa direcionada para pessoas jovens entre 14 e 29 anos, com o foco na capacitação para o exercício da liderança jovem nos grupos de Juventude Evangélica e outras atividades comunitárias.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos