Oração pela Diaconia – 26 de outubro de 2025
O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a IECLB é membro.
26 de outubro de 2025
Acolhida
Neste Dia Mundial de Oração pela Diaconia, acolhemos vocês com as palavras de Provérbios 3.27, que nos dizes: Não deixe de fazer o bem aos que dele precisam, estando em sua mão o poder de fazê-lo.
Como é bom quando recebemos gestos de generosidade e podemos retribuí-los. Fazer o bem, não importa a quem é provérbio popular, que talvez esteja sendo mais dito do que vivenciado. Eis nosso exercício de fé contínuo: não deixarmos de fazer o bem que está ao nosso alcance!
Saudação: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo estamos aqui. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui, Senhor, a teu dispor. Amém.
Hino: Onde reina o amor… LCI 4
Oração: Deus de amor e bondade, te agradecemos por Jesus que nos ensinou formas simples e concretas de fazermos o bem em nosso dia a dia. Te pedimos: desperta-nos para ações de generosidade! Dá que à luz da tua Palavra e dos teus ensinamentos façamos o bem que tanto aguardamos. Amém.
Leitura Bíblica
Tiago 2. 2 – 4
Se entrar na sinagoga de vocês um homem com anéis de ouro nos dedos, vestindo roupa luxuosa, e entrar também um pobre muito malvestido, e vocês derem um tratamento especial ao que está vestido com a roupa luxuosa, dizendo: “Você, sente-se aqui no lugar de honra”, e disserem ao pobre: “Você, fique em pé” ou “Sente-se ali, abaixo do estrado dos meus pés”, será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados?
Hino: Abre nossos olhos… 564
Oração de Intercessão e Gratidão
Bondoso Deus, te agradecemos por tantas pessoas que se colocam a serviço diaconal. Pelas instituições que promovem vida digna. Pelas mãos que cuidam, acolhem, transmitem consolo e cura. Graças por teu cuidado que nos restaura e nos move à ação e oração.
Pedimos-te: abre nossos olhos para reconhecermos em cada pessoa a tua criação. Move-nos à promoção da justiça!
Liberta-nos da tentação de fazermos acepção de pessoas. Não permita que nossas palavras firam, que nossos gestos excluam, que nossa arrogância nos engane.
Deus de amor, que teu Espírito nos conceda disposição e discernimento para que nossas mãos aprendam continuamente aliviar dores. Que nossos pés não exitem na hora de ajudar a quem precisa, nem mudem os caminhos para nos afastar das pessoas feridas.
Em nome do teu Filho Jesus é que oramos, e tudo mais que fica no silêncio de nossos corações, expressamos com as palavras que ele nos ensinou ao orar: Pai Nosso…
Benção
Bênção Irlandesa Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja, que os Deuses te guardem nas palmas de Suas mãos Que a estrada abra à sua frente, que o vento sopre levemente em suas costas, que o sol brilhe morno e suave em sua face, que a chuva caia de mansinho em seus campos. E até que nos encontremos de novo… Que os Deuses guardem, você na palma das suas mãos. Que as gotas da chuva molhem suavemente o seu rosto, que o vento suave refresque seu espírito, que o sol ilumine seu coração, que as tarefas do dia não sejam um peso nos seus ombros, e que Deus envolva você no seu manto de amor.
Envio: “Deus não se alegra com a quantidade de nosso trabalho, e sim com o amor com o qual trabalhamos”. Inspirados e inspiradas pelas palavras de Francisco Sales, vão, pois em paz, e façam o bem!
Hino final
Oração elaborada pela Pa. Sinodal Patrícia Bauer
Sínodo Brasil Central