“O que faz meu coração bater mais forte é saber que juntos carregamos valores que nascem a partir da fé. As batidas do coração ajudam a balizar a vida, a encontrar um espaço no mundo, para que a nossa vida seja boa e tenha sentido onde eu estiver”, observou a Vice-pastora sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, Pa. Iraci Wutke, assessora da palestra sobre o tema “A partir do coração”.
Na manhã da segunda-feira, dia 28 de novembro, jovens de todo o Brasil refletiram sobre esperança, empatia, gratidão, fé, vocação, compromisso e transformação. Todo o programa estava voltado para que a pessoa jovem se reconhecesse na sua essência, a partir do seu coração.
Wutke afirmou que a partir de um coração que bate forte, a juventude se coloca no mundo. Com isso, é possível crer no que Jesus ensinou. “A partir do coração Dele brotaram coisas lindas. Na vida cristã é o evangelho que oxigena, gera vida e mantém a comunidade de fé saudável”.
Nuvem de palavras revela o que bate no coração jovem
Ao participarem de uma ferramenta que forma uma nuvem de palavras, as pessoas destacaram que seus corações batem forte pela família, amizades, Deus, Jesus, JE, teologia, igreja, justiça, música, amor, entre centenas de outras definições. “A partir do coração que pulsa e se move pelo evangelho, a nossa oração pode ser a mesma do salmista que diz: cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”, finalizou.
A agenda do 26º Congresso Nacional ainda contou com as partilhas dos sínodos Amazônia, Brasil Central, Centro-campanha-sul e Espírito Santo a Belém. A plenária se dividiu em 41 oficinas que abordaram diferentes temáticas nas áreas das dinâmicas, comunicação, meio ambiente, expressão, música, conhecimento, artesanato, sociedade e espiritualidade.
À noite, o Sínodo Nordeste Gaúcho, presenteou a juventude com uma série de apresentações culturais, que definem as tradições locais, tanto germânicas quanto gaúchas.
O CONGRENAJE iniciou no domingo, 27 de julho e se estende até o dia 01 de agosto, na cidade de Igrejinha/RS.
Colaborou com o texto: jornalista Tobias Mathies
Acesse a página do 26º Congrenaje e fique por dentro da programação e das novidades.
Siga a JE IECLB e a IECLB nas redes sociais:
Baixe o aplicativo IECLB para Android e IOS