Jantar Ecumênico em comemoração aos 200 anos de Presença Luterana é celebrado em São Sebastião do Caí
No ano de 2023, no seu planejamento, as Comunidades do Matiel e São Sebastião do Caí colocaram como uma das prioridades a celebração dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil, e entenderam que esse evento deveria ser celebrado durante uma refeição para que as pessoas pudessem se encontrar e permanecer mais tempo juntas para conviver e lembrar esta bonita e importante história. A Comunidade de Matiel celebrou esta data no dia 07 de julho com um Culto de Ação de Graças, seguido de almoço. A preparação da refeição foi terceirizada para que os membros da Comunidade pudessem participar sem precisar trabalhar e organizar a festa.
Já a Comunidade de São Sebastião do Caí celebrou esta data no último sábado, 20 de julho, com pratos típicos da cultura alemã. Durante o jantar, o um dos autores do livro “História de São Sebastião do Caí – o antigo porto dos Guimarães”, Felipe Kuhn Braun, trouxe aspectos relevantes da história, falando da importância do rio Caí que já foi navegável, para o desenvolvimento da cidade e região. Lembrou ainda que São Sebastião do Caí foi distrito de São Leopoldo, emancipando-se no dia 1º de maio de 1875.
Além da confraternização, que também contou com dois Padres da Igreja Católica local, no encontro, foi lembrado e falado a respeito da vinda dos imigrantes que, na sua viagem, trouxeram, entre roupas e utensílios, a Bíblia e o Hinário. Foi dito ainda que este povo que aqui chegou sempre se preocupou para que tivesse escola para os filhos e as filhas. Por isso, em muitos lugares, ao lado da Igreja, encontra-se uma escola. São Sebastião do Caí não é diferente. Por fim, foi dito que nos inspiremos em nossos antepassados e antepassadas, e para que a fé sempre seja o bem maior. E agradeçamos a Deus pelos bens que nossos antepassados construíram com muito amor e sacrifício, e que cuidemos bem do bem da Comunidade. Palavras de acolhimento foram levadas pela presidente da Paróquia, Sra. Eloisa Brandalise. Foi, ainda, proferida uma oração, concluindo com a oração do Pai Nosso, a bênção e o envio.
Pastor Ervin Barg
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em São Sebastião do Caí