|

Cada um de nós recebe cotidianamente uma dose maciça de informações das mais variadas naturezas. A informação inclusive tornou-se um dos principais instrumentos para valorar a relevância de pessoas, da mídia de forma geral. No entanto, a vida de boa parte das pessoas parece escoar entre avalanches de informações absolutamente obsoletas e irrelevantes para a conformação e modelagem da sua felicidade, do seu bem-estar. Portanto, no universo da informação, sobrevive melhor quem garimpa melhor..

Cabe ao ser humano a tarefa sempre saudável e necessária do exercício do discernimento. Faculdade esta que está atrelada a outros dons e habilidades passíveis de serem desenvolvidas, como a racionalidade crítica e autocrítica. Discernir implica a capacidade de avaliar de forma equilibrada a realidade em busca de soluções e respostas satisfatórias para os dilemas e angústias da existência. E esse exercício avaliativo exige a sabedoria de quem sabe diferenciar entre o que é importante e o que não é importante; entre o que convém e o que não convém. E nisso tangenciamos o universo da ética!

Não podemos esquecer que o ser humano carrega em si o potencial da transformação, o potencial da superação de seus próprios limites, de suas próprias fraquezas e fragilidades. Com isso não está dito que o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, possa gerenciar ou determinar a sua própria salvação. A salvação é dádiva divina à qual se adere mediante a fé. No entanto, na condição de criação divina, o ser humano é co-responsável pelos rumos da sua vida.

Muitas das informações que recebemos diariamente afetam nossa alegria e nosso ânimo, porque dissecam diante de nossos olhos e demais sentidos manifestações caóticas do espírito humano. E lamentavelmente muitos vão se acostumando. Vão assumindo que esta é a regra e que não há outras perspectivas. E sem que se dêem por conta, começam a reproduzir os mesmos padrões: padrões de violência, padrões de indiferença, padrões de uma exacerbada egolatria, para a qual não interessa o outro, a outra; para a qual cada um se basta a si mesmo.

Não é esse o limite do humano. A dinâmica da criação projeta e lança o ser humano para possibilidades que superam as suas crises, frustrações e vícios. O ser humano é dado à cultura. Por isso convém reafirmar que a cultura da violência pode ser combatida por uma cultura de paz. A cultura da indiferença pode ser combatida por uma cultura de solidariedade. A cultura do vício pode ser combatida por uma cultura do amor, do carinho e do afeto. A cultura do egoísmo e do individualismo pode ser combatida por uma cultura da comunhão, do vivenciar comunidade.

Garimpar. Discernir. Avaliar critica e autocriticamente a realidade. Estas são balizas que podem ajudar a colocar pessoas, famílias e instituições num caminho em que se cultivam positivamente as possibilidades do espírito humano. Convém garimpar informações. Nem tudo que chega a nós como informação importante, efetivamente o é. Convém discernir, ponderar a diferença entre o que serve para edificar a vida e o que não serve; o que aumenta o seu valor e sua dignidade e o que a fere. Convém exercitar-se na crítica e na autocrítica. Nem sempre os outros, por mais importantes que sejam, têm razão. Nem sempre nós temos a razão…

O ser humano pode alçar vôo por sobre suas fragilidades. Pode encontrar caminhos para vencer o que, causado por ele mesmo, o carcome. Isso é manifestação da preciosa graça de Deus que sempre de novo se revela. Bem-aventurados são todos e todas que se tornam instrumentos dessa graça! E que se multipliquem entre nós!

Mauro Alberto Schwalm
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia Cristo Bom Pastor
em Joinville – SC
Jornal ANotícia – 02/08/2002

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.