|

A partir do nascimento, a vida se concretiza. Com ela, nasce também a missão de todos os seres vivos, qual seja, a luta pela vida. Todos são chamados para a vida. A vida é o maior presente, mas, ao mesmo tempo, o maior dever. E esta é, sem dúvida alguma, a grande missão de todos os seres vivos. Mas, o contrário dela, a não-vida, também encontra os seus adeptos neste mundo..

Os cristãos entendem, que a partir do Batismo, Deus presenteia a todos com o seu amor, com a oferta da salvação e de uma vida com sentido. Mas, ao mesmo tempo, chama (vocaciona) a todos para o amor e para a vida. Assim como aconteceu com Jesus Cristo, que assumiu publicamente sua missão a partir do Batismo, todos os cristãos também são chamados para o mesmo, ou seja, lutar pela vida, e vida digna para todos. Jesus Cristo, certa vez resumiu assim a sua missão: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10.10b) A partir disto, deduz-se que a principal missão do cristão não difere em nada da grande missão de todo o ser vivo.

O problema reside no mal entendimento desta missão. Algumas pessoas acreditam e lutam, com unhas e dentes, pela vida. No entanto, vida para elas se restringe a sua própria, ou no máximo à dos seus familiares. E, a partir deste entendimento, facilmente a vida é restrita a ideais individualistas e materialistas. E a vida como um todo começa a ser desrespeitada. Basta folharmos um jornal e lermos as manchetes para percebermos a veracidade disto.

Nosso mundo está imerso em uma crise de valores. O problema está tão sério, que princípios tidos antes como incontestáveis (como família, amizade, dignidade, fé, solidariedade e amor, por exemplo), hoje são jogados numa vala comum, onde tudo deve ser discutido, questionado, e até mesmo, abandonado. A vida, para poder alcançar a sua dignidade, necessita do auxílio de todos. Ela está clamando, pedindo ajuda. Pessoas, povos, raças e nações, enfim, a terra toda está gemendo. Ainda é tempo de ouvir e atender o seu clamor. Nosso mundo ainda tem salvação.

A IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) tem como lema para 2003 um grande desafio: Nosso mundo tem Salvação. Ele é repleto de esperança, mas ao mesmo tempo desafiador. A nossa tarefa é grande, e um bom início é o engajamento na luta pela vida. Felizmente não estamos sozinhos nesta luta: podemos contar com a ajuda de Deus. Ele já ouviu e continua ouvindo o clamor do seu povo. A luta pela vida urge! O nosso engajamento pode começar pelo resgate de alguns valores, tais como a compaixão e a solidariedade. Afinal de contas, a vida também é feita de sonhos e de esperança. E, como já dizia dom Helder Câmara, sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha em conjunto é o início de uma nova realidade!


Décio Oscar Saft
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia Cristo Redentor
em Joinville – SC
Jornal ANotícia – 21/01/2003

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.