|

O que se passa em nossas mentes e corações ao falarmos em Igreja? Quando pensamos em participar da missa ou do culto, associamos imagens de que igreja pode ser um lugar, às vezes, chato, lugar não muito prazeroso e interessante, pelo menos, um lugar estranho.

No cotidiano, nos deparamos com várias maneiras de interpretar e descrever igreja. Associa-se igreja aos ministros que atuam nesta Instituição. Outros ainda, relacionam igreja às várias denominações religiosas. Há quem identifique o ser igreja ao templo, o lugar onde a comunidade se reúne. De acordo com os fundamentos da fé, as Escrituras Sagradas, o Antigo e Novo Testamentos, é possível descobrir definições que permitem uma compreensão profunda do ser igreja. O conceito igreja sempre nos remete a uma comunidade de pessoas. No grego, ekklesia = igreja tem o significado de assembléia, uma reunião de pessoas com fé. Elas se alimentam da Palavra, da oração, se fortalecem mediante a Ceia do Senhor. Através do batismo, pessoas eram e são integradas na vida de comunhão como irmãos e irmãs. Desde os primórdios da história da Igreja, os cristãos se reuniam em pequenas células para orar, repartir o pão, estudar a Bíblia. Nesta comunhão criavam-se novas amizades e se tinha tempo para ouvir e aprender uns com os outros.

Num primeiro momento, quero destacar que Igreja é a Família de Deus. Quem nos qualifica assim é o próprio Senhor da Igreja, Jesus Cristo. Lemos no Evangelho de João 1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, a saber, os que crêem no seu nome. Ao mesmo tempo em que Jesus nos transforma, pela fé, em filhos e filhas de Deus, ele funda a unidade da Igreja. A unidade é mandato do próprio Senhor da Igreja, é iniciativa de Jesus. É fundamento que nos liberta a confessar que pertencermos a uma única família, a família universal de pessoas cristãs. Embora haja diferenças na vivência e na prática da piedade desta família, essas diferenças não podem quebrar a sua unidade. Jesus, no seu empenho por relacionamentos fraternos, orou ao Pai para que todos fossem um, assim como nós somos um. O apóstolo Paulo exorta a comunidade em Éfeso e lembra que há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação. Rupertus Maldenius, na Idade Média, apontou à importância da unidade da família de Deus dizendo assim: nas questões essenciais, unidade; nas questões de dúvida, liberdade; e em tudo, amor. A unidade acontece na medida em que cooperamos mutuamente e enquanto trabalharmos mediante diálogo, no respeito mútuo, as nossas diferenças. Há poucos dias, eu li uma analogia figurativa que descrevia o seguinte: quando o avião levanta vôo, vai subindo e se afasta do solo. Os muros, os valos, as cercas que lá em baixo parecem tão altos e intransponíveis perdem o seu significado e o seu poder de ameaça. Tornam-se obstáculos secundários. Assim é com as pessoas que tem como fonte inspiradora a presença de Jesus Cristo, do seu Espírito Santo em seu meio. As diferenças perdem o seu poder, a sua força. Os membros da família de Jesus Cristo, as pessoas da Igreja, convivem a partir dos laços de amor. Ora, temos da parte de Deus este mandamento: aquele que ama a Deus ame também a seu irmão (1 João 4.21).

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville – SC
Diocese Informa – 10/2003
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.