|

A teóloga Renate Gierus foi uma das painelistas do Fórum Nacional da Unidade e iniciou apresentando-se com a representante das mulheres ausentes da história cristã oficial e pedindo uma maior reflexão sobre o papel e a importância das mulheres na construção da confessionalidade luterana.

Ela relatou a fuga – “ousada e corajosa” – de 12 monjas beneditinas em 1523, que acreditavam em Lutero e queriam uma nova vida longe das hierarquias dominadoras. Naquela época o monastério não era, muitas vezes, uma opção, mas para quem podia optar, era um meio de rebelar-se contra a sociedade. As mulheres do século 16 procuravam brechas para respirar e viver em meio a uma teologia e religião androcentristas.

Renate ressaltou que não se sabe das mulheres na Reforma, ressaltando que a falta de relatos femininos é uma constante na historiografia de qualquer época. Assim ela acredita que a confissão luterana tem nas mulheres um grande tesouro que ainda que ser revelado e questiona: “O que as mulheres teriam a dizer sobre si mesmas e seu dia-à-dia na IECLB?”

Para Renate Gierus a história das mulheres na Confissão Luterana ainda deve ser construída, sem esconder as violências da invisibilidade: “As mulheres precisam começar a falar – oportunizar estes espaços é construir história: as mulheres sempre foram quietinhas, mas inquietas” – destacou.

As mulheres precisam ser livres para expressar sua fé em uma igreja que abra espaços para elas: “A unidade não nasce de identidades negadas, mas assumidas” – concluiu Renate.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.