|

“Cheguei com muita esperança, com muita expectativa, vendo este seminário como uma oportunidade de entender o contexto latino-americano”, declarou a teóloga indiana Priscilla Singh, secretária executiva da Secretaria da Mulher para Igreja e Sociedade da Federação Luterana Mundial (FLM), em Genebra, Suíça. Ela participou integralmente do Seminário de Mulheres Luteranas do Cone-Sul, realizado em São Leopoldo (RS) de 18 a 21 de maio, cabendo-lhe dar a palestra de abertura, sob o tema “A plenitude de vida no ser mulher – uma reflexão bíblica e teológica”. 

“Sabia que havia muito bom trabalho no contexto do Cone-Sul e eu queria ver como se pode unir forças”, disse Priscilla. “Também vim com muito entusiasmo e muitas idéias, e queria conhecer os rostos dessas mulheres e os seus dons, para poder contar com seu apoio para o meu trabalho”, acrescentou. 

Perguntada sobre como vê o fato de ainda não haver unanimidade no desejo de se criar uma Secretaria da Mulher na IECLB, defendida há anos pela FLM e uma questão também debatida no Seminário, Priscilla declarou convicta: “Senti a mão de Deus atuando. Estamos todos nas mãos de Deus e ele está operando. Senti a unidade do Espírito na raiz do trabalho das mulheres, na IECLB e no Cone-Sul”.

O que mais marcou a secretária da FLM no seminário em São Leopoldo foram “a criatividade, os cultos, as meditações, os recursos litúrgicos e o respeito mútuo entre as mulheres”. Priscilla entende que pode compartilhar a experiência com as outras regiões da Federação da América Latina e gostaria muito de levar “esta energia aqui encontrada” para o seu continente natal, a Ásia.

Quais, enfim, as questões mais difíceis que envolvem o trabalho de Priscilla Singh na Secretaria da Mulher na FLM? “O mais difícil é abrir as estruturas das igrejas”, responde a pastora indiana. “Às vezes, a comunicação é difícil, porque as estruturas se fecham, restringindo o contato a uma ou duas pessoas somente. E elas acabam sendo sempre as mesmas a representarem as suas igrejas”, aponta.

Priscilla Singh é graduada em Teologia, com licenciatura em Estudos da Mulher e mestrado em Educação, atua a cinco anos e meio na sede da FLM em Genebra. Sucedendo no cargo a teóloga africana Musimbi Kanioro, Priscilla concorreu com mais de 100 candidatas, sendo a escolhida entre as três finalistas. Priscilla tem 52 anos, é casada e mãe de um casal de gêmeos de 25 anos.

Fonte: Notícias IECLB (ISK)
 


 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.