|

“Cremos que todas as coisas cooperam
para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são chamados segundo o seu propósito”
(Romanos 8.28)

Recentemente sofri um grave acidente de carro. Como cristão creio que não morri por graça de Deus. O carro deu perda total, mas eu, apesar de vários ferimentos, sobrevivi. Este acontecimento me levou a refletir sobre a vida e os propósitos de Deus com aquilo que acontece em nossa vida. Na minha reflexão cheguei ao texto de Paulo aos Romanos citado acima.

Que belo testemunho cristão é confiar nesta palavra. Talvez seja fácil dizer isso quando tudo está bem e quando nós mesmos estamos bem. Mas quando vem as dificuldades, os problemas, as doenças e as surpresas que a vida traz, como nós reagimos? Mas é exatamente para dentro dessa realidade que esta palavra quer nos falar. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, mesmo que momentaneamente talvez nem entendemos as razões de tudo que acontece com a gente. Essa reflexão me lembrou uma interessante história que li certa vez.

Conta-se que certo chinês gozava de grande prestígio em sua aldeia. Seu único filho, seguindo as instruções e o exemplo do pai, crescia em sabedoria e conhecimento. Pai e filho dedicavam parte de seu tempo ao cultivo da terra. Certa noite o filho esqueceu de fechar a porta da estrebaria e o cavalo fugiu. Ao saberem do acontecido os vizinhos comentavam com certa ironia: Mas que azar! Encarando-os calmamente, o sábio perguntou: O que é azar? Foi azar ou foi sorte? Ninguém entendeu o que sábio queria dizer.

Como o cavalo estava acostumado a passar as noites de sereno e frio na estrebaria, acabou voltando no quarto dia. Para a surpresa de todos, trouxe consigo mais três cavalos selvagens. Na boca dos vizinhos, uma só exclamação: Mas que sorte! Repetindo a cena de quatro dias antes, o sábio perguntou: O que é sorte? Foi sorte ou foi azar? Mais uma vez as pessoas não entenderam o que ele queria dizer.

Nos dias seguintes, o filho do sábio se ocupou com o adestramento dos cavalos selvagens. Tudo corria muito bem. Mas do último cavalo ele caiu e quebrou uma perna. Ao visitá-lo, os vizinhos comentavam consternados: Mas que azar! Ao que o sábio novamente perguntou: O que é azar? Foi azar ou foi sorte?

Há muito tempo havia conflitos entre aquela aldeia e uma aldeia vizinha. Naqueles dias estourou a guerra. Todos os jovens foram convocados para lutar. Menos o filho do sábio que estava com a perna quebrada e por isso foi dispensado. Tristes com o fato de seus filhos estarem na guerra, os vizinhos disseram ao sábio: Mas você é de sorte! Mas o sábio respondeu: O que é sorte? Foi sorte ou foi azar?

Muitas pessoas pensam que a nossa vida é um joguete entre sorte e azar. Tem gente que acredita que somos como uma peteca que é atirada de um lado para o outro; pensam que dependemos de um destino cego, traçado para cada um de nós, do qual não podemos fugir. Outros são escravos de horóscopos e de previsões quanto ao futuro; pensam que sua vida segue mapas astrais e que cada dia já está traçado em sua jornada desde o seu nascimento.

A palavra da Bíblia que lemos acima não diz isso. Afirma, pelo contrário, que a nossa vida está nas mãos de Deus. Que ele cuida de nós todos os dias. Deus não abandona aqueles que nele confiam. Podemos ter esta certeza: Em qualquer situação, também em meio aos problemas, Deus está trabalhando para o nosso bem. Ele transforma o mal, que não é da sua vontade, no bem que ele quer. Quando as tempestades da vida se abatem sobre nós podemos fazer como a águia, que aproveita o vento da tempestade para subir ainda mais alto. As dificuldades da vida querem nos levar para mais perto de Deus e não afastar-nos dele.

P. Germanio Bender

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.