|

 

Rio de Janeiro (RJ) – O lançamento e noite de autógrafos do livro Irreverência, compromisso e liberdade, organizado por Roberto Zwetsch e Osmar Witt, realizado na noite do dia 9 de dezembro, na Paróquia Martin Luther, centro da cidade, transformou-se num momento dedicado à memória e ao testemunho ecumênico do pastor Breno Arno Schumann.

O pastor Dorival Ristoff dirigiu uma saudação aos presentes e o canto Da cepa brotou a rama. Em seguida o Reverendo Zwinglio Mota Dias, da Igreja Presbiteriana Unida e do Koinonia, apresentou seu testemunho a respeito do líder ecumênico. Relembrou um jovem ativo, uma figura humana firme e que tinha coragem de correr riscos, de quem foi colega na Universidade Federal de Juiz de Fora, mencionou os anos difíceis da ditadura, as centenas de meditações que escreveu e a criação do Centro Evangélico de Informação junto com Jether Ramalho, Domício Pereira Matos e Carlos Cunha, bem como sua atividade intelectual como redator da Enciclopédia Delta Larousse, a convite de Waldo César, e das centenas de meditações que escreveu.

Para Dias, esse espírito inquieto e intelectualmente agudo, ganhou notoriedade ao transferir-se da cidade do Rio de Janeiro para Juiz de Fora (MG), onde efetivamente extrapolou os limites confessionais e tornou-se o pastor da cidade. Respeitado em ambientes católicos e ecumênicos, Breno ajudou a fundar o único curso a pesquisar religião numa universidade pública até nossos dias, tinha acolhida em círculos acadêmicos, ao passo em que atraiu inimizades com setores que apoiavam o golpe militar.

À frente de nós

O professor Roberto Zwetsch, da Escola Superior de Teologia da IECLB, começou dizendo que Breno sempre estava à frente de nós, frase do pastor Harald Malchitsky, e observando que ele era um dos primeiros estudantes da teologia oriundos de ambiente urbano. Era uma pessoa inovadora, instituindo atividades como a Escola Dominical de Adultos na Comunidade da Paz, no bairro Navegantes, em Porto Alegre.

Para resgatar a memória de Breno Schumann, 30 anos após sua morte, um grupo de amigos, colegas e parentes pensou em duas atividades: um culto memorial, realizado ano passado, e um livro que registrasse textos teológicos e pregações do jovem pastor, e depoimentos a respeito dele. Contactaram Koinonia, a entidade ecumênica em que atuou, representada no lançamento por seu diretor Rafael Oliveira, recebendo o apoio e começando a seleção dos materiais num vasto acervo, exposta na publicação. Zwetsch explicou a ausência do Pastor Sinodal Rolf Schünemann nesta ocasião e pediu que o bispo anglicano D. Celso Franco de Oliveira dirigisse algumas palavras.

Breno vive!

A palavra de D. Celso seguiu os caminhos da emoção e da memória afetiva. Lembrou que Breno e Marianne moravam num pequeno apartamento na Usina, que faziam reuniões ecumênicas com padres camilianos e lideranças do morro do Borel, que desenvolviam atividades intelectuais diversas para manterem-se nesta cidade e que encorajavam os que se envolviam com causas populares.

Tornaram-se amigos, de forma que Breno chegou a estar presente no seu noivado, ocasião em que lhe disse que seu primeiro filho se chamaria Breno. Concluiu dizendo que guardava a imagem de um homem magro, ágil e irrequieto, um profeta vigoroso e que não tinha medo de falar e agir. E lamentou que seu filho Breno, nascido no ano seguinte, não pudesse ter vindo para ser apresentado aos que acalentavam a memória do brilhante teólogo. Em seguida, cantou-se Outra Canção de Natal e Zwetsch passou aos autógrafos.

Fonte: Antônio Carlos Ribeiro

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.