|

1. Regressaram ao país os emissários da IECLB à Moçambique, Dr. Milton Laske e Irmã Ruthild Brakemeier (cf. comunicado da IECLB de 16 de fevereiro passado). Além de participar de reuniões de trabalho do consórcio de igrejas do exterior que apóia o trabalho da Igreja Evangélica Luterana em Moçambique, encontraram-se também em Nampula com o Procurador Provincial, Dr. Alberto Paulo, encarregado da investigação do assassinato da Irmã Doraci J. Edinger, brasileira, ocorrido há um ano atrás. 

2. Informou o Procurador Provincial que a investigação, em sua primeira fase, estava concluída, tendo sido remetido ao juizado de Nampula um Despacho de Pronúncia, contra quatro pessoas, duas presas como autoras materiais do crime e outras duas indiciadas como autores intelectuais e mandantes. A identidade das pessoas não foi revelada, porque o processo segue sob segredo de justiça, podendo o Juiz determinar a realização de novas diligências e a produção de novas provas, se entendê-las necessárias. 

3. Posteriormente, com os emissários da IECLB ainda em Nampula, houve a prisão de um pastor moçambicano, presumivelmente por suposta vinculação com o caso, notícia particularmente dolorosa para a comunhão luterana. 

4. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, a Igreja Evangélica Luterana em Moçambique – IELM e a Federação Luterana Mundial – FLM requereram desde o início e durante todo o ano transcorrido desde o assassinato, através dos mais diferentes canais disponíveis, que o crime fosse devidamente apurado e os responsáveis levados à Justiça. Essa segue sendo, inalterável, a posição defendida por essas entidades, tendo a Federação Luterana Mundial – FLM igualmente emitido comunicado à imprensa no dia de hoje (cf. anexo). 

5. Em nome dos pais da Irmã Doraci J. Edinger, foi constituído advogado em Nampula para acompanhar o processo. 

6. A Embaixada Brasileira em Maputo tem prestado apoio ao acompanhamento da investigação e a Procuradoria-Geral do Brasil está igualmente acompanhando o processo, tendo solicitado informações da Procuradoria Geral de Moçambique. 

7. As entidades acima referidas, IECLB, IELM e FLM se pronunciarão sobre o mérito do processo quando de sua conclusão, mas reconhecem como positivo que as diligências não estão paradas, mas avançam. 

8. Continua vigente a exortação e a declaração contida em nosso comunicado de 16 de fevereiro: “As comunidades da IECLB foram solicitadas a recordar o testemunho da Irmã Doraci nos cultos realizados em todo país nos próximos domingos, intercedendo em oração ‘pela missão da Igreja em Moçambique e pelo pleno esclarecimento do assassinato da Irmã Doraci’. Renovamos também a solidariedade com os familiares da Irmã Doraci, em particular seu pai e sua mãe, bem como com as demais irmãs da Casa Matriz de Diaconisas, de São Leopoldo / RS.”
Porto Alegre, 2 de março de 2005.

Walter Altmann
Pastor Presidente da IECLB
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.