|

O tema da Atualização Teológica no Sínodo Norte Catarinense é Ministério e os seus desdobramentos na IECLB. Aprovamos e administramos na Igreja o ministério compartilhado. Ao lado do ministério catequético, diaconal e missionário, situa-se o ministério pastoral. Os quatro ministérios são desempenhados mediante autorização pública, através do Ato da Ordenação. Para cada ministério são conferidas tarefas específicas. Desta vez, me atenho ao ministério pastoral. Qual é o seu papel específico? As Diretrizes da IECLB afirmam que ao obreiro pastor cabe a responsabilidade da orientação teológica e doutrinária.

Com certeza, não é exagero dizer que vivemos na Igreja, especificamente na IECLB, uma crise de orientação. Práticas entusiastas estranhas trazem sementes, cujos frutos têm provocado desconfiança e insegurança, levando a tensões e a conflitos. Elas ameaçam a unidade do corpo todo. São rastros negativos que prejudicam a missão e comprometem a credibilidade da fé. Luteranos suspeitam que o entusiasmo e as experiências emocionais particulares somam no rol de valores que revelam a ambição humana de produzir, por conta e méritos próprios, vida agradável diante de Deus e das outras pessoas. Então a verdade bíblica da justificação por graça e fé, tão fundamental para pessoas comprometidas com a Reforma luterana, corre o risco da desconsideração.

Não estaria a teologia da glória em alta e a mensagem central da cruz em baixa? Na qualidade de obreiros, representando todos os ministérios, e também como lideranças comunitárias, é atitude sábia e responsável diante do Evangelho da graça, estarmos atentos aos vírus religiosos. Eles se instalam sutilmente nas comunidades e estão à espreita para deletarem os valores da tradição e da história confessional, orientada pelas Escrituras Sagradas, valores esses que nos são por demais importantes e, por isto, inegociáveis. O testemunho da verdade é inspirado na cruz e na ressurreição. Diante do crucificado, sem perspectiva de retornar à normalidade da vida, o centurião reconhece, assim em Marcos 15.39, verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus. A Verdade do Evangelho não se satisfaz com experiências emocionais subjetivas e particulares e nem as prioriza.

Testemunhos humanos são importantes e necessários, mas a prioridade e o critério para a vivência cristã serão sempre pautados no testemunho único que Jesus Cristo legou às comunidades, através da sua vida e da sua obra! È a Boa Notícia que vem de fora e foge aos padrões da religiosidade humana. Quando Deus age, se dissipam as nuvens que escondem a verdadeira revelação de Deus, da outra pessoa, nuvens que impedem a auto-crítica.

Amigos de Jesus Cristo, a exemplo do Mestre e Salvador, vivem a liberdade de levar uma vida simples, pés no chão, vida marcada pela humanidade, pela sobriedade e apostam no equilíbrio. Orientar, eis a nossa tarefa!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville – SC

O Caminho – 06/2005

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.