|

Embora não exista uma formatação padronizada do ministério diaconal no meio luterano, a diaconia é essencial para a Igreja e sua missão. Os efeitos da globalização econômica, que erodiu a base da vida em muitas comunidades, e a necessidade de prestar contas da fé cristã frente ao secularismo e ao neoliberalismo, trazem novos desafios às igrejas.

O reconhecimento consta do documento tirado da consulta internacional sobre a compreensão de diaconia na Igreja luterana, que está em fase de tradução para diferentes idiomas, assim que igrejas possam discuti-lo com seus fiéis. A consulta teve lugar em São Leopoldo, no início de novembro, e reuniu representantes de 16 igrejas da Ásia, África e América Latina filiadas à Federação Luterana Mundial (FLM).

As denominações luteranas que integram o organismo ecumênico internacional estão sendo chamadas a reconhecer o ministério diaconal como parte integrante do ministério público da Igreja.

 


A compreensão de diaconia vincula o serviço da igreja à crítica profética sobre as estruturas econômicas, políticas e culturais vigentes no mundo, que produzem e perpetuam sofrimento e violência, ao mesmo tempo em que advoga condições sociais para uma vida digna, de respeito e justiça.

Tradicionalmente, a compreensão de pregar e ensinar o evangelho e de administrar os sacramentos, responsabilidade da Igreja, estava restrita ao ministério pastoral, segundo a Confissão de Augsburgo, uma das bases confessionais do luteranismo. Mas há igrejas luteranas que entendem que a pregação do Evangelho também acontece através da ação diaconal (compreendida como o serviço ao próximo). Diferentes modelos diaconais vêm sendo praticados em diferentes igrejas, de acordo com a história, sociedade e o contexto ecumênico em que se encontram.

O documento tirado da consulta e que está sendo remetido às 138 igrejas filiadas à FLM defende o diaconato universal de todos os crentes, assim como existe o ministério sacerdotal de todos os crentes, um dos pilares da teologia luterana. Se o ministério pastoral proclama a salvação de Deus por graça e o anúncio do seu Reino, o ministério diaconal aponta para o amor de Deus no mundo, promovendo justiça e dignidade à criação e criatura. Em Jesus o ministério era um só. Ele foi mestre, sacerdote e diácono.

Enquanto o anúncio do Evangelho e administração dos sacramentos apresenta Cristo na Palavra e no sacramento, o ministério diaconal representa Cristo no alcance do seu amor para os vulneráveis e excluídos, diz o documento da consulta. Diaconia está profundamente integrada com a proclamação da Palavra e a partilha na mesa. Deus chama a igreja a compartilhar o Evangelho com o mundo, enfatizam diáconos e diaconisas no documento tirado do encontro.

Diáconos e diaconisas estão convictos que, providenciando treinamento e formação para pessoas vocacionadas, isso vai facilitar o reconhecimento do ministério diaconal, assim como é reconhecido o ministério pastoral.

Fonte: ALC – Edelberto Behs
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.