|

Devido à sua profissão, certo pai não tinha muito tempo para estar com seu filho. Saía muito cedo, quando o menino ainda estava dormindo, retornando do serviço muito tarde. O garoto não estava mais acordado. Por não ter tempo para o filho, ia beijá-lo todas as noites ao chegar em casa. Para que o filho soubesse da sua presença, dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia todas as noites. Quando o filho acordava, vendo o nó, sabia que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles. Tal fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras dos pais se fazerem presentes, de se comunicarem com os filhos. Aquele pai encontrou a sua, que era simples e eficiente. O mais importante é que o filho percebia através do nó afetivo o que o pai estava lhe dizendo.

Por vezes, nós nos importamos mais com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam para aquele filho muito mais que presentes ou desculpas vazias. Para que haja comunicação é preciso que os filhos ouçam a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro. Enfim, os filhos podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1909, nos Estados Unidos. A rosa foi escolhida como símbolo da data. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. No Brasil, esta data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953. Posteriormente, a data foi alterada para o 2o domingo de agosto. Neste dia, a CECLBH parabeniza todos os pais com o voto de Josué 24.15: Eu e minha casa serviremos ao Senhor!

Adaptado por Pastor Geraldo Graf

Agosto – Ano VIII – No. 87
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.