|


“O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra
aquilo que as suas mãos fizeram” (Sl 19.1).


               Uma das ilhas do Rio Arinos em Porto dos Gaúchos, berço da IECLB no Mato Grosso, serviu de local para a Atualização Teológica dos ministros e ministras do Sínodo MT entre os dias 25 e 30 de setembro.


               Em 1955 moradores da região de Santa Rosa – RS deslocaram-se para o Mato Grosso. Descendo de barco pelo Rio Arinos, a partir de São José do Rio Claro (MT), fixaram-se na Gleba Arinos. Era o primeiro projeto de colonização na região norte do estado. Nos anos seguintes, entre 1957 e 1959, o P. Johannes Hasenack viria a ser o primeiro pastor residente na comunidade da IECLB que ali foi constituída.


              A realização da Atualização Teológica neste local permitiu que os atuais ministros e ministras do Sínodo MT conhecessem melhor e de perto a história da IECLB. Já na chegada a Porto dos Gaúchos, os participantes foram conduzidos para uma visita à casa da família Mayer, uma das pioneiras. A Sra. Ingrit Mayer apresentou o museu e distribuiu material impresso, contando um pouco deste mais de meio século da história.


             O tema da Atualização foi Ministério em tempos de crise, com assessoria do P. Dr. Martin Dreher. O palestrante, acompanhado da esposa, cativou a todos, sublinhando os fundamentos da teologia luterana, as características de mercado da religiosidade na pós-modernidade e a ação de Deus, cuja encarnação acontece na fragilidade. Justamente nisso reside o seu poder, no passado e no presente, constituindo-se, ao mesmo tempo, em consolo e em desafio para o exercício do ministério na atualidade.


            A Comunidade de Porto dos Gaúchos e o seu pastor, Ricardo Arndt, acolheram e preparam com dedicação, carinho e desprendimento o local do encontro, incluindo logística com barcos e alimentação. Os 57 participantes, incluindo cônjuges e familiares, lembraram da história, conviveram intensamente e desfrutaram da natureza exuberante que caracteriza a região.  A chuva da véspera dificultou um pouco a chegada a Porto dos Gaúchos. Os trovões da primeira noite causaram alguma apreensão, especialmente aos que estavam acampados. Mas, ao final, predominou o sentimento de gratidão pela experiência ímpar que todos puderam ter.


            O encontro também marcou a despedida de duas ministras do Sínodo MT. A pastora Lourdes Kophal Knecht, depois de atuar por cinco anos na Paróquia de Canarana, assume o 2º pastorado da Paróquia de Ajuricaba – RS no final de outubro. A pastora Dimuht Marize Bauchspiess, depois de atuar por 16 anos no Sínodo MT, nas paróquias de Rurópolis – PA e Leste Matogrossense e, nos últimos 6 anos, também na função de Vice-Pastora Sinodal, assume, já a partir do início de outubro, a Paróquia de Vilhena no Sínodo da Amazônia. 


“Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti,
ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor” (Sl 19.14).

  
P. Sin. Nilo Christmann   
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.