|


Entre os dias 11 de outubro a 01 de novembro, os jovens: Adriana Josefa da Silva Neves, Germesson José da Silva, Iractan José da Silva, Rutiane Bezerra da Silva e Simone Severina de Oliveira, juntamente com Diác. Davi Haese realizaram um Intercâmbio Cultural com as Comunidades Luteranas: Tellingstedt e Wehye na Alemanha, com as quais a Pro Ludus O Caminho e a Igreja Luterana de Gravatá-PE tem uma parceria estabelecida. O tema do intercâmbio foi: “RAÍZES DA NOSSA FÉ”.

Este foi o Terceiro Intercâmbio, o segundo na Alemanha, pois a proposta é que de três a três anos possa acontecer, em forma de rodízio. O mesmo tem como objetivo: A troca de experiências; fortalecimento de vínculos comunitários; conhecer outra cultura, a situação sócio, política, econômica e ambiental. É uma experiência única, onde os jovens tem a oportunidade de rever princípios e valores, adquirir novos conhecimentos e voltar para a sua comunidade com intuito de semear aquilo que viram e aprenderam, principalmente entre as crianças, adolescentes e jovens, entre esses, onde há muitos que vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

O grupo realizou vários momentos de experiências, tais como: Visita Escola Pública da cidade, Visita a Energia Eólica e Fábrica de Gás Biológico; Debates sobre questões políticas; Passeio de charrete conhecendo o BREJO e a importância de sua preservação para o Dióxido de Carbônio no planeta; Diálogo sobre a situação dos refugiados da Síria na Alemanha; Visita a cidade Wittenberg, o berço da Reforma Protestante; Visita a cidade de Bitterfelf- Sandersdorf, uma das regiões da Alemanha onde o meio ambiente foi muito agredido pelas indústrias, e hoje está sendo recuperado com esforço do governo e a comunidade local; Visita ao Castelo medieval Wartburg em Eisanach, Castelo em que Martinho Lutero, se refugiou por dez meses e fez a tradução do Novo Testamento, o transformou num dos pontos mais importantes para o Protestantismo;

O grupo também conheceu a capital Berlim, de forma especial o Parlamento Alemão, com um encontro marcado com um Deputado Federal, do Partido Democrata; Visitou o Portal de Brandenburgo; Monumento em homenagem aos milhões de judeus mortos na II Guerra Mundial; Visita a Cidade de Bremen, o Centro histórico; Foram realizadas celebrações em conjunto, Culto da Reforma e outros.

Os jovens voltaram encantados e muito motivados(as) para aplicar aquilo que e viveram aprenderam na Alemanha. Tiveram o momento para refletir do porquê se tornar luterano(a), e fazer a Confissão de Fé? Já que não conheciam a Igreja Luterana antes. Assim relataram, no culto da Reforma na Comunidade de Tellingstedt, através do texto: “Hoje fomos indagados com a seguinte pergunta: POR QUE VOCÊS ESCOLHERAM SER LUTERANOS? Então foi o momento em que paramos e começamos a procurar dentro das nossas mentes e dos nossos corações o real motivo da nossa escolha. Começamos analisar nossa caminhada dentro da igreja em Gravatá-PE e a Pro Ludus O Caminho, e o que isso tem agregado em nossas vidas nesses anos de caminhada.

E foi lindo perceber que depois de ter entrado na igreja, nos tornamos pessoas melhores, é lindo perceber que temos uma igreja de Deus em nosso meio, a uma crise de identidade e espiritualidade. Igreja essa que evangeliza a palavra de Deus com responsabilidade e amor, que tem a consciência de que evangelizar não é uma simples prática da igreja, mas é o motivo pelo qual ela existe. A igreja Luterana nos ensina que somos a continuidade do trabalho de cuidado que Cristo iniciou na terra.

Escolhemos ser LUTERANOS, porque foi na nossa vivência diária dentro da igreja que aprendemos mais sobre Deus e seu amor por nós, porque foi nesta igreja que aprendemos princípios e valores de verdadeiros cristãos. Por que podemos ser livres para falar, questionar, dar nossa opinião e falar o que acreditamos ser certo ou não. Nós podemos ser ouvidos. Porque não precisamos rotular as pessoas e “não somos rotulados”.
Somos felizes por sermos LUTERANOS, e, por seguir firme no compartilhamento, na vivência autêntica e genuína de uma fé que está baseada na graça, na igualdade, na tolerância, na diaconia e no amor ao próximo, e principalmente por continuar crescendo humanamente nessa grande família”. (Relato de seis Jovens Luteranos da Comunidade Luterana de Gravatá-PE).

Diác. Davi Haese
Ministro da IECLB local
Diretor da ONG Pro Ludus O Caminho

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.