|

Participo da vida em comunidade na IECLB desde bebê. Do Culto Infantil passei pela confirmação, e logo em seguida já comecei a participar do grupo de jovens. Conforme cresci, a vontade de conhecer novas pessoas, de compartilhar visões, e de absorver experiências aumentou. Já na juventude, procurei por programas de intercâmbio que me proporcionassem algo parecido. Quando soube do programa de intercâmbio da IECLB com a Igreja da Suécia, vi naquela oportunidade uma chance de viver a fé em outro país. Ser cristão é, entre outras coisas, acreditar em um Deus que une pessoas através de seu amor. Essa união ultrapassa barreiras geográficas, culturais e linguísticas, formando um corpo que é único, mas mesmo assim rico em diversidade. Foi exatamente assim que aconteceu durante os três meses na Suécia.

Com base em minhas reflexões pessoais, acredito que o contato com as pessoas foi a experiência mais enriquecedora de todo o período. Nenhum ponto turístico é capaz de substituir a troca de vivências com irmãos de fé. A chegada foi tímida, cheia de expectativas e de impressões, causadas pelo que pensei sobre o lugar e as pessoas. Posso dizer que cada encontro moldou um pouco mais a ideia que eu tinha de fé e de sociedade. Nem todas as conversas foram sobre coisas boas, afinal vivemos em um mundo que enfrenta crises, problemas políticos e sociais. Isso não é exclusividade do Brasil, mas está presente na rotina de todos os participantes da Costa Rica, África do Sul, Tanzânia, Botswana, Filipinas, e também na Suécia. Não solucionamos nenhum dos grandes problemas mundiais, nem saímos do intercâmbio com ideias geniais para mudar o mundo. No entanto, o que posso dizer é que a minha esperança aumentou.

Encontrar pessoas que nos inspiram com suas histórias nos faz acreditar em uma grande mudança, feita por pequenas ações. Somos jovens e temos a energia e o potencial de promover a justiça e o amor onde vivemos, em nosso contexto. Pela graça, somos livres para mudar. Uma experiência como essa nos faz perceber que não estamos sozinhos e temos irmãos por toda parte. Conectad@s, somos combustível que alimenta um amor maior. Já diria um dos hinos mais cantados por nós, participantes do intercâmbio de 2017: “Caminhamos pela luz de Deus, caminhamos pela luz de Deus”. Em todas as línguas, todas as partes do mundo, vamos cantar do amor.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.