|

Durante os meses de dezembro/2017 e janeiro/2018, a Comunidade Evangélica de Blumenau – União Paroquial Luterana e a Fundação Cultural de Blumenau promovem a exposição comemorativa aos 500 anos da Reforma sobre a vida e obra de Johannes Bugenhagen, conhecido como Doctor Pomeranus. A apresentação consiste em 25 painéis sobre o reformador que nasceu, estudou e viveu na região da antiga Pomerânia. A exposição abre diariamente, entre 10h e 16h, no Mausoléu Dr. Blumenau, no centro da cidade homônima.

Ao iniciar os estudos na Universidade de Greifswald, Bugenhagen começa a percorrer vários cargos de forma precoce se tornando diretor da Escola de Latim em Treptow an der Rega. Ele adquire tamanha fama que em 1517 o Duque da Pomerânia, Bogislaw X (1474 – 1523), o convida a elaborar o primeiro compêndio da história da Pomerânia. Um fato que contribuiu para o desenvolvimento da obra foi que a partir de 1478 Bogislaw X se torna o único regente de toda a Pomerânia. Algo que não acontecia há mais de 200 anos.

Bugenhagen teve contato com os escritos de Martin Lutero através de seus estudos bíblicos. Em 1520 ele teve o primeiro acesso a um texto de Lutero denominado de Do Cativeiro Babilônico da Igreja. Após ter contato com os escritos de Lutero, ele iniciou uma troca de cartas onde Lutero respondeu: Você me escreveu pedindo para que eu lhe desse uma regra de vida. Um verdadeiro cristão não precisa de regra de costumes, pois o espírito da fé o conduz a tudo que Deus quer e o amor cristão exige, leia-o então. Após este contato, o reformador da Pomerânia decide retornar aos estudos teológicos e viaja até Wittenberg, onde é recebido na casa de Philip Melanchthon.

O primeiro representante da Reforma a se casar foi Bugenhagen. Assim, gradativamente a comunidade cristã passou a se acostumar com um líder eclesiástico casado. Tal atitude pode ser considerada revolucionária para a época. Foi ele que realizou o casamento de Lutero com Katharina von Bora. Também foi o Doctor Pomeranus que coordenou as cerimônias fúnebres por ocasião da morte de Lutero. Bugenhagen é reconhecido como organizador da reforma e um dos três grandes teólogos de Wittenberg, ao lado de Lutero gênio religioso e Philipp Melanhchthon doutrinador germânico. Como organizador da Igreja implementou a Reforma Protestante através de oficializações, em câmaras, conversões de senhores feudais, príncipes e nobres mercadores. Sem ele, o norte da Alemanha e o Norte da Europa seriam bem diferentes.

Bugenhagen formou importantes Ordens Eclesiásticas que atuaram muito além do âmbito eclesiástico e estão estruturadas da seguinte forma: 1) organizando a educação, 2) o sacerdócio e 3) assistência aos pobres. Como diretor e fundador de escolas, Bugenhagen defendeu e garantiu o ensino as mulheres. Tal atitude pode ser considerada revolucionária para a época. Enfatizou que as escolas deveriam ser ambientes felizes e deveriam ter um tempo reservado às brincadeiras. Foi grande defensor da escola obrigatória tanto a meninos quanto a meninas. Ele diferencia o ensino entre escola profissionalizante e formação universitária. Estes parâmetros possuem até hoje extraordinária importância na Alemanha, como a divisão entre escola profissionalizante e ginásio.

O Reformador da Pomerânia instituiu e regulamentou a Caixa aos Pobres. Fundo financeiro destinado aos pobres e administrado pelos diáconos. Os recursos eram destinados às vítimas, a doações, a custos funerários e de herança. A prestação de contas era rigorosa. A prefeitura recebia o relatório da entrada e saída do dinheiro. Esta organização fiscal controlava todas as despesas da Igreja. Graças a Bugenhagen, o mundo tornou-se diferente do que era através da Reforma. Bugenhagen se sentia tão pomerano, que muitas vezes assinava Johannes Bugenhagen, pomerano. Cabe aqui uma conhecida frase: para compreendermos o presente temos que conhecer o passado, para, dessa forma, podermos melhor planejar o nosso futuro.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.