|


O seminário “Meu tempo, minha vida e ministério – falar e ouvir” realizado entre os dias 21 e 25 de maio de 2018 é uma proposta de parceria entre o Centro de Eventos Rodeio 12 e o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras. Conforme previsto em seus objetivos, propiciou um tempo para olhar para sua vida e seu ministério oferecendo um tempo para estudo, meditação, oração descanso e construção de parcerias com colegas. 12 ministros/as participaram do encontro representando seus Sínodos: Brasil Central, Pa. Anita Michels; Centro-Campanha-Sul, P. Claudinei Evandro Stack; Centro-Sul Catarinense, P. Yuri Nielsen Schwingel; Espírito Santo a Belém, P. Geraldo Grützmann; Mato Grosso, Pa. Ariádner Jastrow Potratz Berger; Nordeste Gaúcho, P. Elmo Josimar Kempf; Noroeste Riograndense, P. Roberto Luis Schulz; Norte Catarinense, P. Euclécio Schieck; Paranapanema, Pa. Luciméri Lichtenfels de Campos; Planalto Rio-grandense, P. Edson Seibt; Rio Paraná, Miss. Oziel Gustavo Marian e Uruguai, P. Ildo Soares dos Santos.

As meditações do início do dia foram dirigidas pelo Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert, que acompanhou o seminário. Nas reflexões acentuou aspectos de personagens bíblicos, cujos testemunhos foram registrados pela Sagrada Escritura, apontando para a reafirmação da fé, mesmo diante de dificuldades e conflitos. P. Geraldo Grützmann e P. Guilherme Lieven dirigiram a oração nos últimos dias.

A assessoria do seminário esteve ao encargo da Psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) de São Paulo, Especialista em Terapia Familiar e Mestra em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), no Rio Grande do Sul. Entre outros, é autora do livro Cuidando de quem Cuida: um Olhar de Cuidados aos que ministram a Palavra de Deus publicado pela Editora Sinodal, e co-autora do livro “De Bençãos e Traições, a História das Famílias de Abraão, Isaque e Jacó”, publicado pelas editoras Ultimato/ Esperança.

O seminário teve como objetivo oportunizar a ministros e ministras um espaço para partilha de desafios pessoais e ministeriais. Ofereceu uma oportunidade para que o/a participante “olhasse” para o seu tempo, suas prioridades, seus compromissos em nível pessoal e ministerial. Propiciou um tempo especial e diferente para a meditação, a oração e até descanso, assim como a saída do lugar onde exerce a sua atividade ministerial na intenção de despertar descobertas e avaliações propositivas, o que não se consegue fazer quando envolvido com as atividades paroquiais. O encontro com colegas possibilitou também a criação de novos vínculos, diálogos fraternos, sem temor pela exposição pela partilha. As leituras, dinâmicas e exercícios ofereceram um tempo para voltar-se para si mesmo com espontaneidade, para reencontrar-se com os seus limites, dons, potenciais, alegrias e estima, aprendendo a permitir mediação e facilitações técnicas ou da ordem emocional. Com isto conseguiu proporcionar e experimentar um período de cuidado e solidariedade concreta da Igreja para com seus ministros e suas ministras.

Secretaria do Ministério com Ordenação
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.