|

Nos dias 16 e 17 de agosto aconteceu o retiro de coordenadoras e vice-coordenadoras paroquiais dos grupos de OASE do Sínodo Vale do Itajaí, no Centro de Eventos Rodeio 12. Duas temáticas foram abordadas: paz e violência contra as mulheres.

Na sexta-feira, o P. Me. Alan Sharle Schulz questionou como é possível viver e ser paz em meio a cultura do medo que se vive? É necessário olhar para Jesus quando deixa sua paz, que pressupõe vida digna e abundante para todas as pessoas. Frisou que quando a economia e a política preservam e promovem a vida, há paz; quando a igreja vive a palavra de Deus, há paz.”

No dia seguinte, a pastora Márcia Helena Hülle apresentou dados e informações sobre a triste realidade da violência doméstica no Brasil e frisou que este tema tem que passar pelo coração das mulheres. Disse ainda que para ser Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas é necessário debater, se envolver e se engajar na superação da violência na realidade que cerca as pessoas. Ela sublinhou que esta barbárie precisa ser denunciada através da Central de Atendimento 180 ou da Polícia Militar 190. A denúncia é anônima. “É preciso agir com comunhão, testemunho e serviço, pois tem a ver com a vida de todas as mulheres, no presente e no futuro”.

A revista em quadrinhos Valentina, lançada por ocasião do Encontro Nacional da OASE, foi utilizada como auxílio didático para explanação do tema. Ela também pode ser distribuída e trabalhada em grupos de todas as idades nas comunidades.

A pastora Márcia exaltou que “Nenhuma de nós é o todo, mas o todo somos juntas”. Esta frase define a caminhada das mulheres da OASE, uma organização de mulheres que se fortalecem e crescem na fé em Jesus Cristo, buscando e construindo espaços de reflexão, acolhimento, valorização, decisão, encorajamento, partilha e comprometimento com a vida digna para todas as pessoas, em especial, para as mulheres, conforme consta nos objetivos da entidade.

As mulheres saíram fortalecidas e desafiadas a se comprometerem com a paz na sociedade, que se baseia na paz de Cristo. Uma vida sem violência é direito de mulheres e homens. O retiro teve como foco a formação e a informação das lideranças paroquiais para que nos grupos seja compartilhado e multiplicado.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.