|

Jesus diz: “O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a farinha”. Mateus 13.33. Jesus, um grande pedagogo explica aos seus amigos como é o Reino dos Céus. E para tanto, usa uma atividade exercida somente por mulheres na época. Parece que Jesus conhecia muito bem essa atividade, uma vez que convivia com mulheres, (muitas delas discípulas) e valorizava a atividade das mesmas.

É interessante observar o papel do fermento na massa do pão. Não é possível ver o fermento na massa. Mas podemos perceber o que ele faz na massa. Podemos comparar o fermento com as ações de mulheres da OASE que fazem a diferença na vida de tanta gente. Em Vera Cruz – RS, mulheres da Comunidade Evangélica são fermento na massa desde junho de 1916, quando participavam junto da OASE na Comunidade em Santa Cruz do Sul com o objetivo de aprender a coordenar um grupo. Da mesma maneira como a dona de casa sonha muito antes de como sairá o pão até que ela toma a atitude de fazê-lo. Quem sabe, quanto tempo antes de 1916 o fermento já não estava levedando a vontade de ser OASE em Vera Cruz!

Nesse sentido, em plenos tempos de Pandemia Global em decorrência da Covid 19, mulheres da OASE da Comunidade Evangélica de Vera Cruz e pessoas amigas da OASE fizeram um mutirão para a confecção de máscaras para o Posto de Saúde da cidade, bem como para membros e para quem delas necessitasse. Foram muitas meninas mulheres, cada uma na sua casa colocando suas habilidades em favor da vida.

Feita a entrega e distribuição das máscaras, o fermento da fé ainda instigava as meninas mulheres diante do caos estabelecido em decorrência da pandemia e a grande estiagem: “Podemos e precisamos fazer mais em favor do próximo”! Trocando ideias aqui e ali, decidiu-se mobilizar a Comunidade Evangélica com seus departamentos (Casais Reencontristas, LELUT, Frohtanz, OASE, Grupo de Mulheres) e pessoas amigas para um mutirão de arrecadação de alimentos e agasalhos, que estão sendo distribuídos para as famílias em vulnerabilidade social. Assim como a farinha ou o fermento sozinhos não fazem o pão, da mesma forma as meninas mulheres da OASE encontraram uma maneira de unir forças, mesmo em isolamento social, socorrendo famílias e crescendo na fé e esperança de um mundo melhor.

Ser fermento na massa nos compromete com a causa do Evangelho. Nos faz viver a partir de valores que não estragam mas reafirmam a cada novo dia a dignidade que o Senhor e Salvador Jesus Cristo nos assegurou. Lembrando que o mesmo fermento leveda massas diferentes. Mas o objetivo é sempre o mesmo: trazer vida e sinais do Reino de Deus em nossa realidade. Trazer vida harmoniosa e com sentido. Que Deus nos ajude a continuar sendo fermento na massa. Amém.

Pastora Marli Daltein Schmidt
Vera Cruz, RS
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.