|

 

Olá! Desejo que a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam conosco. Amém.

Hoje convido na oração para refletir o tema Transformação. Em Romanos 12.2 o apóstolo Paulo diz: “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Transformações acontecem diariamente em nossas vidas. Todos os dias sofremos mudanças. Porém, uma transformação consciente, o deixar-se transformar por Deus, nem sempre faz parte do nosso dia a dia. Por quê? Porque isso exige olhar para dentro de si, olhar para a própria vida. Por exemplo: Para ser mais dócil, é preciso ver onde está a amargura; para a vida ter mais leveza, é preciso reconhecer o ranzinza e chato que nos habita; para ter humildade, é preciso perceber a arrogância. 

Conhecer as próprias sombras; sair do lugar de vítima; parar de apontar o dedo; olhar o espelho não é fácil. 

É melhor a gente ligar alto a televisão, é melhor se afundar no trabalho, e chegar em casa cansado pra não ter que encarar nossos problemas existenciais. É melhor tomar um comprimido, reclamar o tempo todo, apontar para o erro do outro do que olhar para dentro de si mesmo. É melhor curvar as costas, reprimir a alma, fazer vista grossa do que passar pelo doloroso processo de transformação interior.

Transformações interiores não acontecem de uma hora para a outra. É um processo sempre longo e doloroso. Uma lagarta não vira borboleta de uma hora para outra, uma borboleta não sai de um casulo com a facilidade e a leveza que suas asas simbolizam. A mudança é um processo longo, doloroso e complexo, que exige renúncia e aprendizado. 

Poucos desejam o processo de mudança, pois ele é penoso e trabalhoso. O que desejamos de fato é o produto final. O que nos falta, muitas vezes, é a paciência entre o casulo e a borboleta. Existe o tempo de maturação dentro do casulo para digerir a culpa, o ressentimento, o perdão. É preciso ter coragem para olhar para dentro e reconhecer o que é, verdadeiramente, “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Nesse caminhar de olhar para dentro de si, de transformar o que nos impede de viver, não estamos sozinhos. 

O apóstolo Paulo diz: Deixem que Deus os transforme. Deus veio em Jesus Cristo ao nosso encontro para nos ajudar nesse processo. Deixar Ele nos transformar é um processo penoso sim. Mas é esse processo que transforma a sexta-feira da paixão, a cruz que nos impede de viver, numa manhã de Páscoa, na boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 

Em Deus, no amor de Cristo, reencontramos a leveza da vida a força que nos faz sair do casulo, das nossas amarras, dos nossos preconceitos, dos nossos medos, para alçar os voos da boa, agradável e perfeita vontade de Deus, isto é, os voos do amor, da humildade, da paz, da esperança e do perdão. Amém.

Oração: LCI: 160

Como tu queres, Senhor, sou teu. Tu és o oleiro o barro sou eu. Quebra e transforma até que enfim tua vontade se cumpra em mim. Amém.

Bênção: Que o Senhor te abençoe e te dê forças para que possas deixar Cristo sua vida transformar. Amém. 

Um abraço carinhoso!

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.