|


Lançamento do Tema e Lema do Ano de 2009

Missão de Deus – Nossa Paixão, este é o Tema do Ano 2009, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Com ele desenvolvemos e damos novo impulso ao Plano de Ação Missionária da IECLB, o PAMI. No ano passado, em Pentecostes, a IECLB lançou publicamente o documento-base do PAMI para os anos de 2008 a 2012 e a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão, com cujo resultado apoiamos projetos missionários Brasil afora. Em outubro passado, o Concílio da Igreja, em Estrela, aprovou um processo de implantação de planejamento estratégico para a missão em todas as nossas comunidades e instituições.

O tema Missão de Deus – Nossa Paixão atende, portanto, à orientação do PAMI. Ele afirma que Deus criou as pessoas à sua imagem e semelhança para serem suas colaboradoras na tarefa missionária. No lugar em que vivemos, somos chamados a ser presença de Deus no mundo e dar testemunho de nossa fé e esperança. Apaixonados pela missão de Deus, conclamamos outras pessoas a integrarem ativamente a comunidade e a igualmente se deixarem apaixonar pela missão de Deus.

Há diversas maneiras de participar da Missão – que não é nossa, mas do próprio Deus. Cada contexto apresenta seus próprios desafios. A ação missionária deve, no entanto, ser determinante para a transformação da realidade, na busca de justiça, dignidade e paz, através do perdão, da reconciliação e da prática do amor ao próximo. Somos, portanto, convocados por Deus a fazermos parte de sua missão. Assim, ela se torna nossa paixão.

O tema do ano é acompanhado de um lema bíblico. Para 2009 somos lembrados pelo apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 9.7 que Deus ama quem oferta com alegria. Com esse lema o PAMI recebe o enfoque de sua sustentabilidade. Se estamos apaixonados pela missão, de boa vontade também dedicamos recursos necessários para o desenvolvimento da missão. Com esse lema também atendemos à decisão do Conselho da Igreja de se enfatizar na IECLB a reflexão sobre Fé, Gratidão e Compromisso. Desta forma, o Lema nos orienta quanto à ênfase teológica e a prática do Tema do Ano 2009. De um lado, a IECLB confirma o seu compromisso com a Missão de Deus. De outro lado, ela indica a sua disposição para aprofundar a reflexão e o compromisso com a sustentabilidade da missão e a administração responsável dos bens e recursos que nos foram confiados por Deus, em seu amor por nós.

Ofertar é um dom que vem de Deus. É uma oportunidade de colocar aquilo que temos e nos foi confiado a serviço da Missão de Deus. Podemos ofertar conforme a orientação do apóstolo Paulo na mesma passagem da carta aos coríntios: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração”. Quando ofertamos livremente, com aquilo que está no nosso coração, transformamos nossa oferta em ação de graças. E a missão será abençoada.

Diante disso, fica o convite para que, durante este ano, cada membro da IECLB olhe para dentro de si mesmo, desenvolva sua paixão pela missão e reflita sobre sua prática de ofertar. Deus ama todas as pessoas com alegria… Ofertar é uma das muitas formas de responder com alegria ao amor de Deus, de participar da missão de Deus – como diz nosso tema, como nossa paixão.

Seja um apaixonado pela missão. Viva intensamente essa paixão.

Walter Altmann – Pastor Presidente da IECLB

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.