|

No dia 10 de novembro de 2021, data que lembra o aniversário de Martin Lutero, foi ordenado ao ministério pastoral na IECLB o candidato Éder Beling. Ele recebeu a sua ordenação na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís, na cidade de Santa Maria de Jetibá.

Participaram do ato, o Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo à Belém, Ismar Schiefelbein, o Pastor Vice-Sinodal e Pastor da Paróquia em São Sebastião/SMJ, Sidney Retz, o Pastor da comunidade local, Rogério Beling, o Pastor da Paróquia em Santa Maria de Jetibá, Valdeci Foester e pela Ministra Candidata, Raquel Wieland. Como assistentes na ordenação estiveram de forma presencial a Pastora Ivanda Keller Schreiber, da Paróquia em Barracão/SMJ e de forma online a Pastor emérita Iára Müller. A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro-Norte, através de sua diretoria, enviou saudações ao agora pastor pela sua ordenação.

Em sua pregação, o Pastor Sinodal Ismar, lembrou dos relatos bíblicos de 1 Reis 17.8-16 e Marcos 12.38-44, onde se encontra o relato da viúva pobre. Baseado nesses textos o pastor sinodal, indagou a comunidade se ainda estamos acolhendo a homens e mulheres, ministros e ministras em nossa comunidade? Sobretudo, em um momento no qual tantas pessoas se apresentam como seguidores de Jesus e interpretam e se utilizam de sua Palavra. Para ele, o importante é fazer parte de uma igreja que se fundamenta na Palavra, que zela e cuida pelos seus ministros e ministras, e que são vocacionados e chamadas, através de um longo processo de formação, para então serem admitidos ao quadro de ministros e ministras na IECLB. Baseado na história da viúva pobre, o Pastor Sinodal Ismar, ainda destacou o gesto da viúva da pobre, que deu tudo o que tinha, e não do que sobrava. Para ele, esse exemplo pode também ser usado no ministério com ordenação, pois não importante o quanto (quantidade), mas como o ministério baseado em Jesus é desempenhado no dia a dia da vida comunitária.

Como assistente na ordenação indicada pela presidência da IECLB, a Pastora Emérita Iára Müller destacou o texto bíblico do Salmo 16.11. Desejando que se siga ter o exemplo de Jesus para viver alegria plena e delícias para enfrentar todos os desafios no ministério com ordenação. Como assistente escolhida pelo Éder, a Pastora Ivanda relembrou o passado em conjunto durante a formação teológica e destacou o texto bíblico de Eclesiastes 3. Onde se fala do tempo. Pastora Ivanda destacou que agora se abre um novo tempo diante de Éder, como ministro com ordenação.

Após o ato, a comunidade reunida orou e recebeu a benção de Deus através dos ministros presentes no culto.
Um agradecimento especial ao Sínodo Espírito Santo à Belém e ao Sínodo Sudeste, e às pessoas presentes, bem como a família de Jair Schulz que se disponibilizaram para filmar o momento.

O culto celebrado pode ser acompanhado pelo YouTube (logo abaixo).

Éder Beling foi enviado pela IECLB para a Paróquia Norte/RJ, Ilha do Governador.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.