|

Prédica – Lucas 3.15-17

1º Domingo Após a Epifania – 09/01/2022

 

09/01/2022 – 1º Domingo Após a Epifania – (Batismo do Senhor)

Pregação: Lucas 3.15-17, 21-22;

Leituras: Is 43.1-7; At 8.14-17.

Pa. Raquel Kralike Lopes – Rondonópolis – MT

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

 

Bom dia/Boa noite

É com gratidão e alegria que nós nos encontramos nessa manhã/noite, para juntos e juntas celebrarmos o amor do nosso Deus nesse primeiro domingo após a Epifania, o Batismo do Senhor.

Eu quero te acolher e te saudar com as palavras do profeta Isaías 43.1b que nos diz: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu”.

Da mesma forma que Deus vem ao encontro do Seu Filho Jesus quando este é batizado por João, Deus vem também ao nosso encontro em nosso batismo, nos chama pelo nome e nos torna seus filhos e suas filhas!

Por isso, esta casa de Deus é também a nossa casa, Deus nos conhece, somos o seu povo! Eu te convido para que possamos cantar:

CANTO DE ENTRADA

Nº 9- LCI – Esta é tua casa

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO

Nós nos reunimos aqui nessa manhã/noite, em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 365 – HPD – Vem, Espírito Santo, vem

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Mesmo Jesus, o filho de Deus, foi batizado e nesse ato, Deus demonstra toda a sua alegria com o seu filho amado.

Deus também se alegra conosco em nosso batismo e nos chama a partilhar através de palavras e ações concretas, atos de amor e misericórdia que revelem e transmitam o seu amor pela humanidade.

Ações e gestos concretos como acolher, servir, ensinar, pacificar e dialogar. Ou seja, somos chamados a externar em nosso viver o amor a Deus e as pessoas. Mas somos pessoas humanas, falhas e pecadoras, muitas vezes em nossa vida, fazemos ao contrário daquilo que Deus nos ensina.

Por isso, aqui, nesse momento, somos chamados a colocar-nos diante de Deus, com humildade, e pedir, que ele perdoe os nossos pecados que nos afastam dele e dos nossos irmãos e irmãs. Convido-os para fazermos isso cantando: Se sofrimento te causei Senhor – nº 9- LCI.

ANÚNCIO DO PERDÃO

Deus em sua infinita graça vem ao nosso encontro e perdoa os nossos pecados, conforme está escrito na palavra do profeta Isaías 43.25: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados”.

Por essa palavra eu anuncio, os teus pecados foram perdoados em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

KYRIE

Como comunidade reunida os nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo e por isso, nós queremos clamar cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS

Por tudo o que nós recebemos das mãos de Deus, nós bendiremos ao Senhor em todo o tempo!

263 – HPD – Bendirei o Senhor em todo o tempo

ORAÇÃO DO DIA

Deus amado, graças e louvor te rendemos por podermos estar reunidos em teu nome e em tua presença nessa manhã/noite, para ouvir a tua Palavra que quer ser lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos passos!

Ajuda-nos por meio do teu Santo Espírito para que possamos acolhê-la em nossos corações e mentes, e que possamos também a praticá-la em nosso dia a dia.

Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, o teu filho amado, que contigo e o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Isaías 43.1-7

2ª Leitura Bíblica: Atos 8.14-17

L Aclamemos ao Evangelho, cantando: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Lucas 3.15-17, 21-22

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 165 – LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês, amém.

Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo, estamos na época da Epifania, que significa “revelação de Deus”. E neste domingo, nos lembramos do Batismo de Jesus! E é nesse momento que uma grande revelação acontece!

O povo estava ansioso e agitado a espera do Cristo que viria. Quando João inicia o seu ministério percorrendo o deserto, chamando as pessoas ao arrependimento e batizando as pessoas; o povo cria uma grande expectativa de que ele, João Batista, fosse o próprio Cristo.

Então João, dá o seu testemunho de Jesus dizendo: “Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhes as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Em seguida, nós temos o relato do batismo de Jesus. João que não se achava digno de desatar as correias das sandálias de Jesus, a pedido dele, faz o seu batizado! E ali, o céu se abre, o Espírito Santo desce em forma de pomba, e ouve-se do céu uma voz dizendo: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo!

Nesse momento, Deus faz a sua revelação: Jesus é de fato o seu filho amado que lhe dá muita alegria! Jesus é o Cristo anunciado por João Batista, Jesus é aquele que veio para te salvar, para nos salvar!

Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo, quando lembramos o Batismo de Jesus, também rememoramos o nosso batismo! Sim, Deus também vem ou veio em nosso batismo nos acolher como seus amados filhos e suas amadas filhas! Deus nos chamou pelo nosso nome e nós somos dele!

Jesus iniciou o seu ministério terreno a partir do seu batismo, e nós, somos chamados e chamadas a viver, também a partir do nosso batismo, diariamente, a boa nova do Evangelho anunciados por Jesus Cristo!

Nós estamos iniciando a caminhada de um novo ano, onde a nossa igreja nos chama a Amar a Deus e as pessoas não só de palavras, nem da boca pra fora, mas de fato e de verdade! E nos dá algumas pistas, nos indica possibilidades de como podemos fazer isso: acolhendo, servindo, ensinando, pacificando e dialogando!

Fazendo isso, também nós estaremos trazendo alegria ao nosso Deus! Fazendo isso, estaremos vivenciando o nosso batismo, de fato e de verdade! Que o Santo Espírito do Senhor nos anime e nos conduza nessa bonita caminhada de viver e anunciar a boa nova do Evangelho de Jesus! Amém.

HINO

Nº 320- LCI – Senhor se tu me chamas

CONFISSÃO DE FÉ

Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai…

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 221 – LCI– Oferta do Coração

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

PAI NOSSO

Querido e bondoso Deus, nosso Pai celestial, nós te louvamos e agradecemos, porque mais uma vez viestes ao nosso encontro para nos alimentar com a Tua palavra e renovar a nossa fé.

Louvamos-te por Jesus Cristo o teu Filho amado que veio ao nosso encontro nos conceder vida e salvação!

Te louvamos e agradecemos por nos chamares a vivermos o nosso batismo diariamente, também vivendo-o através de gestos concretos de amor, cuidado e solidariedade.

Guia os nossos passos para que possamos permanecer na tua luz e assim, ser instrumentos de paz, amor e justiça nesse mundo.

Amado Deus, colocamos sob o teu cuidado e proteção as nossas famílias, a nossa igreja, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade.

Agradecidos pelo teu amor, teu cuidado e tua misericórdia, nos entregamos confiantes em tuas mãos ao orarmos como Jesus nos ensinou dizendo:

Pai nosso…

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

BÊNÇÃO

“O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”

ENVIO

Sigamos em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria e em gratidão.

CANTO FINAL

Nº 285 – LCI – Que a luz de Cristo Brilhe