|

A noite de 30 de março marcou o início de uma série de comemorações que ocorrerão ao longo deste ano, celebrando o jubileu dos 40 anos de Ordenação de mulheres na IECLB. A partir das 19h30, no canal da IECLB no Youtube, aconteceu a transmissão da live “Mulheres no Ministério: 40 anos de Ordenação na IECLB”. A celebração on-line iniciou com a saudação e apresentação da Pastora Ma. Ruth Musskopf, Secretária do Ministério com Ordenação da IECLB. A Pa. Ruth trouxe o nome da Pastora Edna Moga Ramminger, a primeira mulher a ser ordenada ministra da IECLB, em novembro de 1982. A possibilidade da ordenação da Pa. Edna em nossa igreja abriu as portas para que muitas outras mulheres com vocação para o ministério ordenado e pudessem atender ao chamado de Deus.

Após a oração inicial, a Pa. Ruth convidou a Pastora Dra. Marcia Blasi, que atua como Executiva do Programa de justiça de gênero e empoderamento de mulheres na Federação Luterana Mundial (FLM), a levar uma palavra de saudação. A live, que seguiu em formato de entrevista sob a moderação da Pa. Marcia, contou com a participação da Pastora Silvia Beatrice Genz, Pastora Presidente da IECLB, e da Reverenda Karen Castillo, Presidente da Igreja Luterana Agostina de Guatemala, que compartilharam suas trajetórias como ministras, falaram dos desafios enfrentados e percebidos ao longo da jornada, e levaram suas perspectivas e esperanças em relação à atuação das mulheres na Igreja.

Durante a live, foi apresentado um vídeo-documentário, mostrando como as mulheres eram vistas e como passaram a ganhar espaço e destaque ao longo dos quase 200 anos da presença luterana no Brasil – marco que se celebra em 2024. O vídeo trouxe testemunhos de mulheres que atuam nos quatro ministérios ordenados – pastoral, missionário, catequético e diaconal – e destacou que a igreja liderada por mulheres é sinônimo de fé, coragem e força.

Em seguida, transmitida uma saudação especial gravada da Reverenda Anne Burghardt, Secretária Geral da Federação Luterana Mundial, que colocou que 90% das igrejas cristãs no mundo ordenam mulheres e as têm como suas bispas ou presidentes. Ela enfatizou ainda que as igrejas não deveriam criar obstáculos para o uso dos dons dados por Deus e à concretização do Seu chamado, mas deveriam auxiliar a fomentá-los. Para luteranos e luteranas, a autoridade do Ministério com ordenação sempre vem de Deus.

A Pa. Silvia e a Reverenda Karen encaminharam a transmissão ao seu encerramento, com desejos de que a igreja possa compartilhar um evangelho de justiça, paz, sororidade e equidade de gênero.

Assista a live aqui.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.