|

“Ele sara os que têm coração quebrantado e trata das feridas deles.”
(Salmo 147.3 – lema de agosto)

O Salmo 147 convida a louvar a Deus por seu amor, seu poder e seu cuidado com seu povo. Tudo está sob seu controle, e Ele abençoa o povo com paz e bem-estar. Nada falta ao povo de Deus! Por isso diz: “Cantem ao Senhor com ações de graça” (v.7).

Também nós temos muitos motivos para expressar nossa gratidão a Deus. Recentemente, nossas comunidades celebraram cultos de ação de graças, como acontece anualmente. Neste ano, houve as devastadoras enchentes de maio, e no ano passado as de junho, setembro e novembro com impactos extraordinários. Como foi celebrar ação de graças neste contexto? Certamente, vieram questionamentos à tona. Onde falhamos? Onde está o cuidado de Deus? Por que tanto sofrimento e desgraça?

Em meio a esse turbilhão todo, surge também a pergunta pelo futuro: como vamos prosseguir após tantas perdas de vidas, de bens, de casas, de histórias? Houve muita solidariedade, ajuda, doações e empenho de muita gente, bem como ajuda emocional e psicológica, através de voluntários, voluntárias e profissionais. Mas quem pode sarar o coração e cuidar das nossas feridas mais íntimas?

A mídia fala muito em sermos fortes, que vamos nos reerguer e sair fortalecidos e fortalecidas. Temos a cultura da luta e do trabalho, o que é bom, mas me pergunto: conseguimos ser fortes sempre? Por vezes não bate à porta o desânimo, a desilusão, a sensação de que o mundo é injusto ou de que as coisas não fazem sentido?

Devemos ser resilientes e nos unir, mas o verdadeiro consolo e a cura das feridas  vem daquele que nos conhece. Diante do Senhor, nosso Pai, podemos ser verdadeiros e verdadeiras e reconhecer nossa real situação. Somente Ele pode restaurar nossas vidas, comunidade e sociedade, especialmente nas situações caóticas de nosso tempo.

Que sejamos povo de Deus que o respeita e espera na sua misericórdia (v. 11). Enquanto isso, façamos a nossa parte, praticando solidariedade e sendo ativos e ativas na prática do bem e no cuidado mútuo, cada qual em sua realidade. Que a graça de Deus esteja presente em nossa vida e em cada comunidade, e assim experimentemos sua paz, sua cura, sua bênção!

Oração: Querido Pai, gratos somos porque nos conheces no íntimo do nosso ser. Somos carentes da tua graça e não temos as respostas das grandes questões da vida. Agradecemos por tudo que fazes por nós, por teu sustento e cuidado, pois nada somos sem o teu querer. Pedimos que o Senhor sare nosso coração e trate nossas feridas. Cremos que queres fazer isso, por isso te louvamos, em nome de Jesus. Amém.

P. em. Claudio Röhsig – Ivoti

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.