|

Entre os dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro, 55 jovens dos Sínodos Rio dos Sinos e Nordeste Gaúcho participarão da 7ª Escola de Líderes Jovens – Estação Jovem, uma iniciativa que visa a formação de novas lideranças. A programação ocorre junto ao campus da Faculdades EST, em São Leopoldo. O grupo coordenador é composto por nove jovens líderes, sob a mentoria de três ministros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O evento é direcionado a jovens entre 14 e 29 anos. O grupo receberá capacitação para o exercício da liderança jovem nos grupos de Juventude Evangélica e outras atividades comunitárias. As atividades serão ministradas pela equipe Coordenadora do Estação Jovem, formada por integrantes do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (Cosije). A orientação teológica está a cargo da pastora Cleide Olsson Schneider, pastora mestra Francinne Kerkhoff e diácono e doutor Dionata Rodrigues de Oliveira.

Durante toda a semana, os jovens participarão de aulas e oficinas de criação de cultos, liturgias e meditações, confessionalidade luterana, história da Igreja e da Bíblia, música, entre outras. Durante as noites, ocorrem as celebrações criativas, dentre elas, o Culto de Tomé, Ágape e a Celebração do Caminho, que é uma liturgia desenvolvida no Estação Jovem. A programação das atividades inicia às 7h30, com café da manhã, e segue até às 22h, aproximadamente.

Para o dia 30 de janeiro está prevista a saída de campo, que este ano será para o Lar Padilha, uma das unidades de acolhimento da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi) em Taquara. “A partir desta visita, os jovens poderão conhecer e compreender um pouco do braço diaconal da IECLB, incentivando-os, inclusive, a contribuírem com as instituições diaconais que tem vínculo confessional com a IECLB”, ressalta a pastora Cleide.

O Estação Jovem é divido em dois módulos. Após a participação nos dois módulos, os jovens estão aptos para a formatura, que ocorrerá na manhã do dia 2 de fevereiro, durante o culto de encerramento. A celebração é aberta para familiares, ministros e convidados. Este ano, 27 jovens serão diplomados.

A pastora Cleide salienta que os resultados do Estação Jovem têm sido interessantes e importantes. “Temos recebidos inúmeros relatos do quanto agregou para a comunidade a participação do Estação Jovem. Os próprios jovens também relatam a motivação de participar da iniciativa. E, de fato, temos percebido os jovens se inserindo mais ativamente em suas comunidades, paróquias e, inclusive, nos sínodos”, sublinha.

 

 

Texto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos

Foto: arquivo

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.