|

O Sínodo Rio dos Sinos realizou, no dia 1º de abril, a primeira Conferência Ministerial Sinodal de 2025. O encontro ocorreu no pavilhão de eventos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Sertão Santana. Dentre os assuntos abordados, destacaram-se as Metas Missionárias 2025-2030 da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

As Metas Missionárias foram apresentadas pelo pastor e doutor Nestor Friedrich, que trouxe um panorama sobre sua definição, desde o Fórum de Missão até sua aprovação no Concílio da Igreja. “O que move nossa caminhada? Buscamos o crescimento integral da IECLB, em qualidade, em números, em sinergia organizacional e sustentabilidade institucional”, pontuou.

Friedrich ressaltou que as Metas Missionárias representam uma oportunidade de utilizar o planejamento como ferramenta para fortalecer o exercício do ministério e a gestão ministerial, tanto em nível pessoal quanto eclesial. “É um convite para novas perspectivas, novas interpretações, novas reflexões e novos desafios. Estamos em uma igreja em constante reforma, e nós somos protagonistas deste processo”, frisou.

O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, enalteceu a importância de os ministros e ministras estarem abertos ao que está previsto nas Metas Missionárias. “Elas vão nortear nosso trabalho e nossa forma de atuação para alcançarmos cada vez mais a unidade como Igreja”, observou.

Em sua meditação de abertura, Bock abordou os desafios do ministério nas comunidades, reforçou a importância do autocuidado e fez uma reflexão sobre o lava-pés. “Que sejamos exemplo, isto é, sejamos os primeiros a nos abaixarmos e lavarmos os pés das pessoas. É a humildade e a ética que precisam estar presentes no nosso dia a dia ministerial. Com isso, teremos o devido respeito e admiração”, afirmou.

 

Assuntos diversos

A conferência ministerial também contemplou outros temas. O coordenador editorial da Editora Sinodal, pastor Gilciney Tetzner, ressaltou a importância da editora, destacando que ela é a parte da IECLB que leva o Evangelho às pessoas por meio da literatura e que 50% da população brasileira ainda consome materiais impressos.

O pastor e doutor Felipe Buttelli apresentou informações sobre a implementação da Política de Justiça de Gênero, tanto em nível sinodal quanto na IECLB como um todo. Ele convidou mais ministros e ministras a participarem das discussões sobre o tema.

O pastor Enos Heidemann, representante do Sínodo no Conselho da Igreja, compartilhou informações sobre o 34º Concílio da Igreja. Ele apresentou as principais deliberações e informou que o Conselho está se organizando para as eleições da Presidência Geral, que ocorrerão no próximo ano.

A catequista Valéria Franz Bock apresentou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da IECLB, uma plataforma de ensino a distância que visa oferecer diversas formações para os públicos que integram a IECLB e demais interessados.

O pastor sinodal Carlos Eduardo Müller Bock reforçou o convite para a Convenção Nacional de Ministros e explicou como o Sínodo está se organizando para participar do evento, incluindo a possibilidade de transporte por ônibus para os inscritos.

A coordenadora da Pastoral do Cuidado, pastora Ana Paula Genehr, apresentou dados sobre as visitas realizadas no ano passado por voluntárias e voluntários a membros da IECLB hospitalizados em Porto Alegre. Ela enfatizou a importância da destinação das ofertas do dia 6 para a Pastoral, visando a continuidade do trabalho.

A pastora Cleide Olsson Schneider abordou a organização das caravanas para o Congenaje e informou que, até a próxima semana, serão abertas as inscrições para o Acampamento da Juventude. Destacou também o trabalho e alcance da Rádio União e lembrou das inscrições para o Curso Básico de BiblioLog.

A pastora Carla Kruger mencionou que recentemente assumiu a capelania do Lar Moriá e enalteceu o trabalho realizado pela instituição de longa permanência e por sua mantenedora, a Casa Matriz de Diaconisas.

Por fim, o pastor e doutor Oneide Bobsin apresentou dados da Faculdades EST, informando que a instituição teve mais de 100 inscritos nos diversos cursos oferecidos.

 

Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.