Mais de 100 mil participantes e 1500 atividades diferentes. Assim foi o “Dia da Igreja” (Kirchentag), promovido pela Igreja Evangélica na Alemanha (EKD). O evento acontece a cada dois anos e, embora tenha o nome de Dia da Igreja, tem duração de 4 a 5 dias.
O Kirchentag de 2025 aconteceu na cidade de Hannover, entre os dias 30/04 e 04/05. Em alemão, o tema desta edição foi “mutig, stark, beherzt”. Uma tradução possível seria: corajoso/corajosa, forte, decidido/decidida. A inspiração veio de 1 Coríntios 1.13: “Fiquem alertas, permaneçam firmes na fé, mostrem coragem, sejam fortes”.
Cultos, estudos bíblicos, bate-papos, mesas-redondas, teatros, shows, encontros, fazem parte deste que é o maior encontro cristão na Alemanha. O evento mescla fé, arte, cultura, política e questões atuais em programações para todas as idades. Cerca de 81 mil pessoas adquiriram ingresso para todos os dias. Considerando as atividades livres, estima-se que 150 mil pessoas participaram do Kirchentag.
A organização do evento indicou que houve aumento na participação em relação à edição de 2023. Isto é um sinal de que a fé e a igreja ainda conseguem movimentar e animar as pessoas. Em torno de 5 mil pessoas se engajaram voluntariamente para auxiliar em diferentes tarefas e mais de 4 mil estiveram envolvidas com a música.
O próximo Kirchentag acontecerá em 05-09/05/2027, na cidade de Düsseldorf.
A EKD é uma federação que reúne 20 igrejas protestantes de tradição luterana, unida e reformada, na Alemanha. As igrejas que compõem a EKD têm autonomia, porém compartilham e cooperam em questões organizacionais, teológicas e práticas. A sede da EKD fica na cidade de Hannover.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) mantém relações com a EKD e acordos diretos de parceria com muitas das igrejas filiadas à EKD.
Foto: epd-bild/Thomas Lohnes