|

Com forte representatividade, o Sínodo Rio dos Sinos participou do Encontro da Articulação Sul da Rede de Diaconia, realizado de 6 a 8 de maio, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz, em Joinville (SC). A participação expressiva reflete o compromisso da região com o fortalecimento da diaconia na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O Sínodo esteve representado por oito entidades diaconais e por meio de sua assessoria de comunicação. As instituições participantes foram:

– Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), de Novo Hamburgo;

– Cepa – Instituição de Educação Infantil Lupicínio Rodrigues, de Porto Alegre;

– Cepa – Casa de Passagem São Lucas, de Porto Alegre;

– Casa Matriz de Diaconisas, de São Leopoldo;

– Programa de Apoio a Meninos e Meninas – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Bertholdo Weber (Proame/Cedeca), de São Leopoldo;

– Fundação Luterana de Diaconia (FLD), com sede em Porto Alegre;

– Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) nacional, representada pelo Sínodo;

– e Serviço de Paz (SerPaz), de São Leopoldo.

Além dessas, a Rádio União FM, de Novo Hamburgo, também esteve indiretamente representada no encontro. O Sínodo ainda teve representação por meio de seu assessor de imprensa, Edson Luís Schaeffer, que também responde pela comunicação da Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari (RS), e integra o Grupo de Trabalho de Comunicação da Rede de Diaconia.

Durante os três dias de programação, mais de 30 pessoas participaram de momentos de espiritualidade, visitas a instituições diaconais de Joinville (Missão Criança Jardim Paraíso e Missão Morro do Meio) e da atualização do Planejamento Estratégico da Rede de Diaconia, além de uma importante reflexão sobre Saúde Mental no contexto do trabalho diaconal.

Para o pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, a representatividade do Sínodo Rio dos Sinos no encontro é significativa. “É motivo de alegria ver tantas instituições do nosso Sínodo engajadas com a Rede de Diaconia. Isso mostra que o serviço cristão ao próximo continua sendo uma prioridade, vivido com responsabilidade, criatividade e fé. A diaconia é uma expressão concreta do Evangelho e a Rede tem sido um espaço vital para fortalecer esse testemunho coletivo”, frisou.

A Rede de Diaconia é uma articulação formada por organizações, comunidades e pessoas vinculadas à IECLB, que atuam com base no serviço cristão ao próximo. Seu objetivo é fortalecer a prática diaconal por meio da troca de experiências, formação, apoio mútuo e ações conjuntas em defesa da vida e da justiça social.

O próximo Encontro da Articulação Sul já tem data e sede pré-definidas: será realizado de 5 a 7 de maio de 2026, na Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari (RS).

 

Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos e GT de Comunicação da Rede de Diaconia