|

No trabalho cotidiano, vivenciamos muitas e muitas dúvidas e certezas não tão certas, especialmente, se a atividade for com adolescentes. É uma enxurrada de perguntas, questionamentos e hipóteses de solução. As respostas sempre são esperadas para o imediato. Estamos num tempo onde tudo precisa ser imediato. Como professora de adolescentes, me via e ainda me vejo, em situações que precisam ser muito bem analisadas. Inúmeras vezes já me perguntei: por que eu? Qual o motivo de me confidenciarem assuntos super delicados, corriqueiros e principalmente os que envolvem o coração/sentimentos?

Hoje, como professora de atividades de contraturno, parece que as confidências são ainda mais fáceis de serem feitas. Acredito que seja por estar mais disponível, com tempo para conversar, sem a pressão das aulas do horário escolar.

E nós como pessoas adultas, o que devemos fazer? Tito nos dá uma direção: “Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando. Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mal a dizer a nosso respeito.”  (Tito 2.7-8).

Sim, precisamos ouvir todas as pessoas com ouvidos atentos, pensar com empatia, agir com responsabilidade. A confiança é poderosa e fundamental para quem confia em nós.

Os mesmos princípios procuro seguir na atuação como liderança na minha comunidade de fé, no município de Morro Reuter, e também na presidência da Paróquia Evangélica São Miguel em Dois Irmãos. Especialmente agora que estamos motivando, dando suporte aos e às jovens que se inscreveram para o CONGRENAJE.

Como lideranças instigamos jovens a serem protagonistas e damos a eles e elas a certeza de que estaremos presentes para dar suporte. Desta forma, quem sabe, novas lideranças se apresentem naturalmente.

Oração: Deus da misericórdia e da luz, dá-nos clareza e responsabilidade de ouvir, refletir e agir baseando-nos em teus ensinamentos. Que saibamos acolher as confidências, os relatos que nos são feitos. Que tenhamos a serenidade de acalmar corações por vezes tão sofridos. E que através de nossas ações se restabeleça a esperança. Amém.

Professora Carmem Ramminger
Presidente da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Miguel em Dois Irmãos