“Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: O Senhor fez coisas grandiosas por este povo. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.”
(Sl 126.2-3)
No dia 16 de janeiro, a cidade de Canoas foi atingida por um forte temporal, com ventos de mais de 100km/h, e, infelizmente, o templo da Comunidade de Niterói foi atingido.
O orçamento para reforma estava fora da realidade da comunidade. Mas o Senhor, mais uma vez, surpreendeu e levantou irmãos e irmãs que caminharam com a comunidade nessa reconstrução… Muitas doações foram feitas e projetos aprovados. Para glória e honra do nosso Senhor Jesus Cristo, a reforma aconteceu.
No dia 04 de maio de 2025, o clima à noite era de festa, muita alegria e gratidão a Deus. Não poderia ser diferente, afinal, tudo estava preparado para acontecer a celebração de reinauguração do templo! De um novo tempo preparado pelo Senhor para a comunidade.
O culto iniciou às 19h. A casa estava cheia. Visitantes vieram de diversas localidades. O Presidente da Comunidade, Sr. Marco Aurélio Negruni acolheu todas as pessoas presentes. Além da ministra local, a Missionária Maria Paula de Araújo Katschor, participaram da celebração a Pa. Sílvia Genz, Pastora Presidente da IECLB, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos Carlos Eduardo Müller Bock, o P. Edson Scherdien, da Comunidade de Canoas, o Miss. Írio Osterberg, da Comunidade Mathias Velho, a Miss. Ediene Wendt Andrade, da Comunidade Bom Pastor em Viamão, o P. emérito Guilherme Kayser, (provindo da Comunidade de Niterói), o P. Gunter Seemann, da Comunidade Luterana em Sapucaia do Sul, o P. Elton Bender, da Comunidade Trindade em Campo Bom, o P. Emérito Charles Hopner, que foi ministro na comunidade de Niterói e o P. Vanderlei Stresser, da Comunidade Rincão dos Ilhéus em Estância Velha, que também atuou em Niterói.
Para completar o clima de festa, o louvor esteve sob responsabilidade do grupo Os Mc’Coys. As crianças também foram acolhidas no Culto Infantil e, naquele dia, trabalharam o Salmo 138, e foi falado sobre o que motiva a nossa gratidão a Deus. Após a saudação da ministra local, e a oração conduzida pelo Pastor Sinodal, aconteceu a pregação, que foi conduzida pela Pa. Silvia. Com base no texto bíblico do Salmo 126, ela destacou que o Senhor fez grandes coisas pela Comunidade de Niterói ao longo dos seus 75 anos. A Pa. Silvia colocou que Deus continua fazendo pela Comunidade e, por isso, cada um e cada uma tem motivos para expressar sua gratidão. Após a reflexão, aconteceu a reinauguração do templo, que passou por uma importante reforma no telhado e na sua estrutura. Para este momento, o Sr. Marco Aurélio trouxe palavras de gratidão pela trajetória da comunidade. A Sra. Alexandra Jochims partilhou um relato detalhado contando a história da comunidade, desde a sua idealização há 75 anos, até os dias atuais. Ela enfatizou: Sem Deus nada dessa história teria acontecido. “Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória, para sempre! Amém.” (Romanos 11.36).
A cerimônia de reinauguração do templo, então, foi conduzida em conjunto pela Pastora Presidente da IECLB, pelo Pastor Sinodal, pela ministra local e pelo presidente da Comunidade. O momento foi marcado pela abertura da fita, que estava simbolicamente envolvendo o altar. Depois da cerimônia, a Miss. Maria Paula dirigiu palavras de gratidão, reafirmando que muito se viveu até aqui, e muito ainda será vivido em comunidade. Após a bênção e envio, a comemoração seguiu no salão comunitário, onde foi servido um coquetel e as pessoas puderam partilhar um momento de comunhão.
Conheça a história da comunidade clicando aqui