Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha mão. Isaías 41.10
Como nós gostaríamos que o medo nunca tivesse nos atormentado, mas com toda a destruição que as enchentes de maio de 2024 causaram, infelizmente naquele momento o medo, mesmo sem querer, bateu à nossa porta. Na enchente perdemos toda a nossa produção de hortaliças, deu medo, desespero, tristeza e muita insegurança. Mas Deus estava ao nosso lado e logo todos os sentimentos se transformaram em generosidade, apoio, ajuda e muito amor.
Assim que as águas baixaram fomos ver o que era possível fazer. Infelizmente em nossa horta havia pouco a fazer. Tínhamos que esperar a terra secar para podermos voltar a trabalhar. Porém, isso também teve um lado bom. Deus tocou o coração das pessoas e muitas se dispuseram a ajudar, inclusive nós que a partir daquele momento não tínhamos nossas verduras para vender e nem podíamos trabalhar, pois a terra estava muito molhada. Fomos ajudar em nossa comunidade, no barracão que foi atingido, e ainda na escola de nossos filhos havia muito o que limpar.
Nós teríamos no mínimo três meses difíceis pela frente, com a renda comprometida, mas como sempre, Deus não nos abandonou, tivemos ajuda de outras pessoas de várias maneiras. Ganhamos algumas cestas básicas, material para recompor o solo, além de adubo, calcário, entre outras coisas. Durante esses três meses o que nos ajudou muito foram as geleias que fazemos para vender, foi a nossa principal renda neste período. Após este período difícil tivemos a bênção de uma boa colheita, como há muitos anos não tínhamos. Deus é bom o tempo todo. Nós precisamos aprender a ter mais gratidão e seguir os seus ensinamentos.
Oração: Querido e Bondoso Deus, lhe agradecemos por toda ajuda e generosidade, por estar sempre ao nosso lado, por teu cuidado, amor e carinho. Inspira-nos e anima-nos na prática da oração. Dá-nos uma vida de diálogo contigo, com as pessoas próximas e toda a tua Criação. Pedimos teu perdão quando não agimos de acordo com a tua vontade. Obrigada por sempre estar ao nosso lado e não nos abandonar nas horas de desespero. Em nome de Jesus Cristo, pedimos e agradecemos. Amém.
Elisandra Kirsch – Liderança na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Padilha
Adriano Kirsch – Presidente da Comunidade Evangélica de Padilha