Entre os dias 20 e 22 de maio, ministras e ministros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) se reuniram em Porto Alegre/RS para um encontro profundamente marcante: o Seminário e Celebração do Jubileu de 25 anos de Ordenação. Participaram do seminário 18 pessoas que celebram 25 e 26 anos de ministério. A participação de quem completou 26 anos foi uma forma de retomar o encontro não realizado no ano anterior, devido às enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul. Assim, a ocasião se tornou um reencontro com histórias e com o chamado que continua pulsando.
Este seminário não foi apenas um espaço de celebração, mas um tempo de pausa, de escuta, partilha e renovação. A abertura contou com acolhida e meditação, conduzidas pela Pastora Mirian Ratz, Secretária do Ministério com Ordenação.
Na terça à tarde e na quarta-feira pela manhã, o Pastor Dr. Marcos A. Armange assessorou o grupo na reflexão sobre a vida ministerial. Com base no livro de Deuteronômio, ressaltou a importância de olhar para o passado não apenas como memória, mas como fonte de identidade e inspiração. Moisés, ao conduzir o povo, o chamava constantemente a recordar a fidelidade de Deus e a Deus. Assim, constantemente a vocação, chamado permanente, está no exercício do ministério com ordenação.
Na tarde de quarta-feira, o grupo desfrutou de convivência e descontração com um passeio pela orla do Lago Guaíba. O tempo possibilitou diálogos, relembrou momentos diversos na vida de cada um e cada uma e fortaleceu laços entre colegas.
A manhã de quinta-feira foi dedicada ao testemunho do Pastor Enos Heidemann, que compartilhou sua trajetória com simplicidade e sabedoria, motivando colegas na reflexão de tudo o que cada pessoa já construiu até aqui e de como pretende seguir.
O encerramento aconteceu com Culto eucarístico, conduzido pela Pa. Mirian Ratz, com pregação da Pa. Sílvia Beatrice Genz, pastora presidente da IECLB. Inspirada no Evangelho de João 7.37-39, Pa. Sílvia destacou o convite de Jesus: beber da água viva. Uma água que não apenas sacia, mas transforma — e nos convida a ser fonte de vida para outras pessoas.
Mais do que uma celebração de anos de ministério, o seminário foi um espaço de reencontro com a vocação, de reafirmação do chamado e de renovação da esperança na trajetória ministerial que segue escrevendo histórias não apenas em papéis, mas no coração das pessoas. Agradecemos ao Sínodos, Paróquias e Comunidades que incentivaram a participação de ministras e ministros neste significativo Seminário.
Pa. Adriane Beatriz Dalferth Sossmeier, Pa. Aneli Schwarz, Pa. Isabel Toillier, Pa. Mariza Eckhardt Neuberger, Pa. Resina Bohrz, Pa. Sandra Helena Fanzlau, P. Cleber Fontinele Lima, P. Edson Ricardo Scherdien, P. Eloir Enio Weber, P. Gilberto Clari Weber, P. Ildo Bauer, P. Leandro Daniel Ristow, P. Leandro Dentee, P. Leomar Erlei Fenner, P. Odair Airton Braun (Pastor 1º Vice-Presidente), P. Sinodal Alfredo Jorge Hagsma, P. Sinodal Fábio Steinert e P. Tulio Cesar Jansen.