A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão – Vai e Vem 2025 da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) beneficiará dois projetos importantes no Sínodo Rio dos Sinos. A Comunidade Caminho, de Porto Alegre, e a Pastoral do Cuidado do Sínodo Rio dos Sinos receberão recursos da campanha para continuidade do seu trabalho missionário.
Os recursos arrecadados na Campanha Vai e Vem são utilizados em projetos missionários nos 18 Sínodos que formam a IECLB. Dos valores arrecadados, 50% são empregados em projetos nacionais – no “Vai” da campanha. Em 2025, são 10 projetos nacionais apoiados, sendo um deles no Sínodo Rio dos Sinos: a Comunidade Caminho, em Porto Alegre, que teve seus projetos e avanços pausados na Zona Sul da Capital em decorrência da catástrofe climática de maio de 2024.
Já os outros 50% retornam aos Sínodos para os projetos definidos no âmbito sinodal – o “Vem” da iniciativa. No caso do Sínodo Rio dos Sinos, o recurso é aplicado na manutenção da Pastoral do Cuidado, um importante serviço de visitação às famílias da IECLB em tratamento de saúde nos hospitais de Porto Alegre.
O coordenador da Campanha Vai e Vem no Sínodo Rio dos Sinos, pastor Eder Alan Ferreira Weber, destaca que o coletivo fortalecerá ainda mais a IECLB. “Somos chamados por Cristo para continuar a Sua obra. Por isso, fica o chamado às comunidades e paróquias para que estimulem as suas pessoas membras a contribuírem com o fortalecimento da Igreja em todos os recantos no nosso país, apoiando também duas iniciativas de suma importância aqui, no nosso Sínodo”, convida.
O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, reforça a importância da iniciativa da IECLB. “A Campanha Vai e Vem visa fazer com que a generosidade de Deus alcance mais pessoas, permitindo que comunidades em dificuldades, muitas vezes prestes a desistir, sigam testemunhando o amor de Deus. Somos chamados para sermos generosos com as demais comunidades, para que mais pessoas sejam alcançadas por toda a Sua generosidade”, enaltece.
A coordenação sinodal da Campanha Vai e Vem lembra que as comunidades e paróquias podem ser criativas em suas iniciativas para arrecadar recursos, realizando, rifas, brechós, galetos ou almoços solidários, entre outras ações.
Beneficiado com o recurso que “Vai” para a campanha destinada às iniciativas nacionais, o projeto missionário Comunidade Caminho de Porto Alegre visa levar o Evangelho por meio da confessionalidade luterana à Zona Sul da Capital. Ela é fruto de um projeto de formação de uma nova comunidade a partir da Comunidade São Mateus, quando, desde março de 2020, um núcleo de pessoas se comprometeu com a missão.
A ministra responsável pela comunidade, pastora Sara Pabst Martins, coloca que a Caminho, por ser nova, com apenas 5 anos de atividades, não se mantém apenas com a contribuição dos poucos membros e, por isso, precisa de recursos de parceiros como a Vai e Vem. “O recurso que chega, além de contribuir para o andamento das atividades, ajuda com que a comunidade possa focar na missão de desenvolver trabalhos que despertem a fé e o discipulado sem, nesse primeiro momento, precisar se preocupar com a sustentabilidade”, pontua.
Em decorrência da catástrofe climática de 2024, projetos e avanços foram pausados para atender aquilo que era o mais importante. “Porto Alegre parou para cuidar do seu próximo, e a Comunidade Caminho não fez diferente. Por isso, aquilo que tínhamos planejado para o primeiro semestre não ocorreu. No entanto, realizamos diversas iniciativas para auxiliar o próximo naquele momento difícil que o Estado passou”, coloca a pastora Sara.
Beneficiada com os 50% que retornam, isto é, “Vem” para o Sínodo, a Pastoral do Cuidado do Sínodo Rio dos Sinos, há 11 anos acompanha as famílias da IECLB que estão em tratamento de saúde nos hospitais de Porto Alegre. A iniciativa conta com uma equipe de pessoas voluntárias que estão preparadas para esta importante tarefa, juntamente com a ministra coordenadora da Pastoral do Cuidado, pastora Ana Paula Genehr.
As visitas são realizadas por pessoas voluntárias das comunidades de Porto Alegre ou pela ministra coordenadora da Pastoral do Cuidado. Os pedidos de visitas são acolhidos e a equipe vai ao encontro das pessoas hospitalizadas, levando conforto e apoio.
A Pastoral do Cuidado é mantida por meio de doações de recursos financeiros de Sínodos, Paróquias e Comunidades da IECLB e, também, de pessoas físicas. “Neste sentido, os recursos da Campanha Vai e Vem são de suma importância para a manutenção da Pastoral. Como irmãos e irmãs na fé, queremos estar ao lado das pessoas de confissão luterana durante a internação nos hospitais de Porto Alegre”, frisa a pastora Ana Paula.
Texto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos
Fotos: divulgação