Em torno de 80 pessoas jovens do Sínodo Rio dos Sinos participaram ativamente do 26º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), em Igrejinha, entre os dias 27 de julho e 1º de agosto. Em evidência, o protagonismo jovem da região, deixando sua marca no evento.
Na quinta-feira, dia 31 de julho, o nome “Rio dos Sinos” ecoou no Parque de Eventos Almiro Grings – Parque da Oktoberfest, local do evento, durante a apresentação do Sínodo. Após breve introdução, as pessoas jovens do Sínodo subiram ao palco entoando, em uma só voz, “É o Rio dos Sinos”.
Durante toda a semana, as pessoas participantes, que vieram de todas as regiões do Brasil, tiveram momentos de celebração, reflexão, estudo, oficinas em diversas áreas, além de muita integração, comunhão, troca de experiências e, acima de tudo, fé. Tudo isso com base o tema do evento, A partir do coração” e lema “Cada pessoa com o dom que recebeu, servindo umas às outras, como boas administradoras da multiforme graça de Deus” (cfe. 1 Pedro 4.10).
O ponto alto da programação foi o Grito da JE, quando o protagonismo das pessoas jovens do Sínodo Rio dos Sinos se somou à voz das mais de 1.300 pessoas participantes. Com faixas, cartazes, pinturas faciais, no ritmo do trio elétrico, percorreram as principais ruas de Igrejinha entoando canções e manifestações de fé.
A coordenadora da Coordenação Sinodal da JE (Cosije), Maria Eduarda Böning Oliveira, enalteceu a representatividade do Sínodo no Congrenaje. “A juventude do Sínodo Rio dos Sinos demonstrou, de maneira intensa, a força de todas as pessoas jovens presentes em nossas comunidades. Poder fazer parte de um evento nacional como o Congrenaje só ressalta a importância e a relevância da JE para nós, pessoas luteranas”, sublinhou.
A orientadora teológica da Cosije, pastora Cleide Olsson Schneider, enalteceu a importância da participação do Sínodo no Congrenaje. “O Sínodo Rio dos Sinos mostrou no Congrenaje um pouco do que temos feito nos grupos da Juventude Evangélica, despertando vocações, formando lideranças, que estão sendo ou ainda serão protagonistas em suas comunidades e paróquias. O Congrenaje contribui ativamente com este processo”, pontuou.
O pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, acompanhou a programação e destacou que o Congrenaje evidencia a força da juventude. “Ver tantas pessoas jovens reunidas, partilhando momentos de fé e aprendizado, é muito gratificante. Um encontro que vai além da fé, mas também estimula a formação de lideranças comprometidas”, afirmou.
O 26º Congrenaje foi sediado pelo Sínodo Nordeste Gaúcho e pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha. O Congrenaje é o maior e mais representativo espaço de juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e ocorre a cada dois anos.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos