A Rede de Diaconia foi uma das protagonistas do 26º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), realizado entre os dias 27 de julho e 1º de agosto, em Igrejinha/RS. Por meio de seu estande e, especialmente, da presença de representantes e de pessoas jovens das instituições diaconais que integram o coletivo, a Rede de Diaconia foi um coração vivo no maior e mais representativo evento da juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
No estande, as pessoas visitantes puderam conhecer a Rede de Diaconia e as instituições que a compõem, tanto na Articulação Sul quanto na Articulação Norte, bem como aquelas presentes em seus respectivos sínodos. Além disso, algumas instituições disponibilizaram cartões com QR Code, que davam acesso às redes sociais ou aos sites institucionais, formando um Varal Solidário.
Outro destaque do estande foi o Mural de Compromissos, onde, em um coração especialmente produzido por jovens da Ação Encontro, da Abefi (Novo Hamburgo/RS), as pessoas jovens foram convidadas a deixar por escrito seu compromisso, respondendo à pergunta: “O que eu posso fazer a partir do meu coração?”. O acolhimento promovido pelas instituições também esteve presente, por meio de conversas, abraços e pufes espalhados pelo espaço.
Durante toda a semana, representantes das instituições se revezaram no acolhimento no estande, enquanto as pessoas jovens participaram ativamente das atividades — entre elas, reflexões, oficinas, celebrações e momentos de canto e louvor — com base no tema do evento, “A partir do coração”, e no lema: “Cada pessoa com o dom que recebeu, servindo umas às outras, como boas administradoras da multiforme graça de Deus” (cf. 1 Pedro 4.10).
Na tarde do penúltimo dia do evento, 31 de julho, ocorreu o ponto alto da programação: o Grito da JE. Jovens, ministros, ministras e todas as demais pessoas participantes — inclusive representantes da Rede — percorreram as principais ruas de Igrejinha, levando, por meio de canções e gritos alegres que vinham do coração, a generosidade de Deus.
A coordenadora da Rede de Diaconia, diácona Simone Voigt, juntamente com os grupos Gestor e Coordenador, enalteceu a importância do Congrenaje para o coletivo. “O Congrenaje desperta, nas pessoas jovens, os seus dons. Aqui tivemos a oportunidade de contribuir para o despertar desses dons, que vêm do coração, voltados para a diaconia, o voluntariado e a atuação profissional em nossas instituições”, frisou.
A Rede de Diaconia é um coletivo formado por organizações, comunidades e pessoas vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que atuam com base no serviço cristão ao próximo. Seu objetivo é fortalecer a prática diaconal por meio da troca de experiências, formação, apoio mútuo e ações conjuntas em defesa da vida e da justiça social.
Texto: Édson Luís Schaeffer/GT de Comunicação da Rede de Diaconia
Fotos: divulgação