|

Foi lançada oficialmente, no dia 08/08/2025, a Política de Comunicação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O evento aconteceu durante a reunião do Conselho da Igreja em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube.

A Política de Comunicação estabelece princípios e diretrizes para a comunicação na IECLB. Seu objetivo é fortalecer o diálogo e proporcionar diretrizes para uma Igreja sinodal e acolhedora. Ao mesmo tempo em que reafirma a base bíblico-teológica, o documento apresenta estratégias para a implementação de ações comunicacionais.

O documento foi aprovado em 2024, durante o 34º Concílio da Igreja, realizado em Brasília/DF. A formulação levou em consideração documentos confessionais e normativos, o atual contexto comunicacional, bem como o diálogo com diferentes instâncias da Igreja.

 

Aspectos da Política de Comunicação 

Fundamentação bíblico-teológica. Tudo existe a partir da comunicação de Deus. O princípio da criação manifesta o poder da palavra divina, que gera vida e coloca ordem no caos: Então Deus disse! Os processos de comunicação foram fundamentais para o anúncio de Jesus e a organização das comunidades cristãs. Da mesma forma, a comunicação foi imprescindível para que as ideias da Reforma Protestante se difundissem.

Mensagens-chaves. As mensagens-chaves sintetizam os princípios e valores da IECLB. Elas auxiliam na unidade e dão suporte para ações de visibilidade da Igreja.

Públicos estratégicos. A Política de comunicação traz uma matriz de públicos estratégicos baseada na expectativa com o público, na expectativa do público e em mensagens prioritárias ao público.

Competências e atribuições. Trata das competências das instâncias decisórias e da atribuições das instâncias da Igreja na implementação da Política de Comunicação.

Relacionamento com a imprensa. É importante que a imprensa tenha uma relação de confiança e fontes seguras. Nesse sentido, a Política traz indicativos para o fluxo de comunicação, além de indicar principais porta-vozes da IECLB.

Comunicação para emergências e crises. Situações de crise podem acontecer inesperadamente. Nestes momentos, é fundamental seguir protocolos de gestão de crise. A Política de Comunicação traz indicativos importantes para estes cenários.

 

ACESSE A POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO: leia o documento digital no ISSUU e baixe o arquivo em PDF, logo abaixo na área de REDE DE RECURSOS – Arquivos para download.

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.