|

Nós, participantes – luteranos, católicos e presbiterianos – do 1º Seminário da Pessoa Idosa da IECLB de Maringá-Paraná, reunidos em 02 de agosto de 2025, sob o tema “Pessoa Idosa, Ativa na Missão: encontros, desencontros e perspectivas” e inspirados pelo Salmo 92:14 “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”, em uma só fé, compartilhamos, especialmente com as Comunidades da IECLB, as Igrejas Cristãs e a Sociedade em geral, as nossas reflexões e esperanças de um novo porvir sobre a Pessoa Idosa.

 A tecitura dos desencontros na realidade social

Após as reflexões sobre a condição contemporânea da Pessoa Idosa, identificamos que sua vida é frequentemente marcada por desafios. Suas necessidades e direitos, infelizmente, ainda não encontram a real guarida na sociedade atual. Esta lacuna é evidente principalmente nas esferas do Poder Público, das Instituições Financeiras, nos laços familiares e na percepção das novas gerações.

Dois temas emergiram com particular relevância: a Pessoa Idosa, em seu envelhecimento, muitas vezes se depara com a ausência de um sistema de saúde pública eficiente, que a acolha com humanidade e celeridade. Soma-se a isso a dificuldade imposta por um ambiente urbano pouco inclusivo e a carência de transportes públicos eficientes.

 A tecitura dos encontros na realidade social

Diante deste panorama, convidamos as novas gerações, as famílias, as Comunidades da IECLB, as Igrejas Cristãs e a sociedade em geral a refletir sobre esta realidade e a construir, com dedicação, um futuro permeado por novos e significativos encontros profícuos. Para que essa visão se materialize, sugerimos a contribuição de cada setor:

 A perspectiva da esperança cristã: a perenidade dos frutos

Sob a luz da esperança cristã, acreditamos que, através de ações contínuas de conscientização e formação para as novas gerações, tanto na sociedade quanto na igreja, é plenamente possível edificar espaços de valorização, respeito e amor incondicional à Pessoa Idosa. A missão de toda Igreja Cristã, em especial, é abraçar a dignidade da Pessoa Idosa como uma prioridade relevante em todas as suas áreas de atuação, desde a liturgia até a diaconia.

Nosso objetivo é que, a cada novo amanhecer, a Pessoa Idosa continue a dar frutos em abundância, viçosa e florescente, cumprindo sua singular missão e exercendo seu lugar, de fato e de direito, na sociedade e em todas as igrejas cristãs.

 

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Santíssima Trindade em Maringá.

Cidade Canção, 02 de agosto de 2025.