|

Oração pela Diaconia – 26 de agosto de 2025

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a IECLB é membro.

26 de agosto de 2025

Acolhida/Saudação: Seja muito bem-vinda, seja muito bem-vindo a este momento de oração! Hoje, como parte do corpo de Cristo espalhados pelo mundo, nos unimos em espírito de comunhão e serviço, lembrando que a diaconia é expressão viva do amor de Deus.

A Palavra nos inspira com os versículos de Colossenses 3.23-24

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, sabendo que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo”.

Essas palavras nos lembram que todo ato de cuidado, escuta, acolhimento e solidariedade é um serviço feito a Cristo. A diaconia não é apenas uma tarefa, é um modo de viver, de amar e de testemunhar a fé com o coração inteiro. Neste Dia Mundial de Oração pela Diaconia, que nosso clamor seja sincero, que nossa escuta seja sensível e que nossos corações permaneçam disponíveis para servir com alegria. Sintam-se acolhidos e acolhidas neste momento especial. Que nossa oração seja também compromisso.

Unidos e unidas no mesmo espírito de cuidado e serviço, iniciamos este momento de oração em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Hino: LCI 209 – Pai Nosso

Oração: Deus de bondade e misericórdia, nós te louvamos por este novo dia e por nos reunires em oração, unidos em tua presença.

Hoje lembramos que servir é parte do teu chamado para nós e que cada gesto de cuidado, cada palavra de consolo e cada ação de justiça são sementes do teu Reino. Concede-nos, ó Deus, um coração disponível, atento e humilde, para que nossa oração se transforme em compromisso, nossa fé se traduza em atitudes, e nosso amor se manifeste em serviço.

Que este momento de oração nos renove na missão da diaconia: servir não por obrigação, mas por amor não para sermos vistos, mas para que Cristo seja reconhecido. Fica conosco, inspira-nos e guia-nos. Em nome de Jesus, o servo fiel, oramos. Amém.

Leitura Bíblica: Colossenses 3:23-24

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, sabendo que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo“. Este texto enfatiza que o serviço a Deus deve ser feito com dedicação e com a consciência de que a recompensa virá Dele.

Hino: LCI 56 – Pelas dores deste mundo

Oração de Intercessão e Gratidão: Bondoso Deus, em humildade nos colocamos diante de ti, intercedendo por teu povo espalhado pelo mundo.
Agradecemos pela vida e pelos dons que recebemos diariamente, pelo alimento, pelo abrigo, pelas amizades, pela comunidade de fé, e por todas as pessoas que se dedicam a servir com amor, humildade e coragem.

Intercedemos, Senhor, por aqueles e aquelas que vivem em sofrimento, pelas pessoas doentes, empobrecidas, solitárias, pelos que perderam a esperança, e pelos que sofrem com as injustiças deste mundo.

Hoje, de modo especial, lembramos e oramos pelos povos indígenas. Agradecemos por sua sabedoria ancestral, pela harmonia com a criação, por suas línguas, culturas e modos de viver que revelam a riqueza da diversidade humana. Pedimos que sua dignidade seja respeitada, que suas terras sejam protegidas, que seus direitos sejam garantidos e que sua existência seja celebrada com justiça e paz.

Oramos também pelas pessoas que exercem ministérios diaconais em nossas comunidades, nas igrejas e na sociedade, que tenham força, sensibilidade e fé para continuar servindo com esperança, mesmo diante das dificuldades.

Sustenta-nos, ó Deus, para que sejamos comunidade que ora, mas também que age. Comunidade que cuida, serve e transforma. Faz de nós instrumentos do teu amor.

Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Servo fiel, oramos. Amém.

Benção: LCI 2 – Bênção

Envio: Agora que oramos, escutamos e nos fortalecemos juntos, somos enviados e enviadas a viver a diaconia no cotidiano, com mãos que servem, ouvidos que escutam, olhos que enxergam a dor e corações que acolhem. Que nossa oração se transforme em atitude, e que cada gesto de cuidado seja um testemunho do amor de Cristo.

Vamos, então, com coragem, servindo com dedicação, como quem serve ao Senhor e não aos homens, com todo o coração, como nos ensina a Palavra.

Vamos em paz, e sirvamos com alegria. Amém!

Oração elaborada pelo Diáconos Jaime Ruthmann e Lucas Robledo
Sínodo Sul-Rio-Grandense