Com muita alegria e profunda gratidão a Deus pela sua generosidade celebramos no domingo, 24.08.25, culto de ação de graças pelos 61 anos da São Lucas e 11 da Pastoral do Cuidado. A celebração contou com a presença de membras e membros da Comunidade, ministras e ministro, de representantes do Conselho e de voluntárias da Pastoral, além de amigas e amigos. O Grupo de Canto e o Coro nos presentearam com o Evangelho por meio da música. O Culto das Crianças oportunizou que também elas tivessem um momento pensado e organizado com muito afeto. A Maria Johannpeter, filha de Laura Wodtke de Carvalho Johannpeter e de Pedro Etchepare Johannpeter, recebeu o batismo!
A Pa. Ana Paula Genehr destacou em sua fala: “No exercício deste serviço voluntário, nós seguimos a orientação de cada instituição hospitalar, respeitando a diversidade religiosa e a espiritualidade de pacientes e familiares. Só no último semestre, visitamos 2.556 pacientes nos sete hospitais alcançados pela Pastoral do Cuidado e, ainda, realizamos 160 visitas que nos foram solicitadas para pessoas membras da IECLB”. E acrescentou: “Que neste culto festivo e de ação de graças pelos 61 anos da Comunidade São Lucas e 11 anos da Pastoral do Cuidado possamos nos aproximar ainda mais de Deus, percebendo o seu amor e o seu cuidado a cada novo dia”.
A presidente da Comunidade São Lucas e voluntária na Pastoral do Cuidado, Andréa Michel Sobottka, saudou a comunidade reunida lembrando que “tanto a São Lucas quanto a Pastoral do Cuidado têm muito em comum em sua missão de ser Igreja na metrópole e cuidar das pessoas, especialmente daquelas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade”.
A partir de Lucas 12.13-21, a Pa. Scheila dos Santos Drher ressaltou que cada pessoa é amada por Cristo em sua individualidade. “Mas Cristo também chama para amar a Deus e ao próximo como a si mesma e a si mesmo, por meio de atitudes e iniciativas. Todas as pessoas têm o mesmo valor perante Deus. Por isso, precisamos trabalhar por relações mais justas, mesa compartilhada, cuidado e acolhimento. E trabalhar por tudo isso não é fardo, é bênção. Essa missão é abraçada tanto pela São Lucas quanto pela Pastoral do Cuidado. Assim nos tornamos ricas e ricos diante de Deus, como orienta Jesus”.
A vice-presidente da Comunidade, Rosa Maria Ellwanger, agradeceu às voluntárias da Pastoral e às integrante do Conselho presentes, estendendo ao grupo uma lembrança e reconhecendo a importância do trabalho de visitação que desenvolvem junto às pessoas enfermas e seus familiares.
Ao final do culto, colocamo-nos todas e todos sob o cuidado amoroso de Deus recebendo uma palavra de bênção por meio da unção, a qual foi conduzida pela Pa. Ana Paula Genehr, Pa. Ruth Winckler Musskopf, Diácona Marcia Bolla, Diaconisa Tatiana Plautz Tevah e Pa. Scheila dos Santos Dreher. Oramos o Pai Nosso intercalando-o com a canção de autoria do Reformador Martim Lutero, conforme o Livro de Canto da IECLB 259, cuja letra nos motiva a interceder:
“Deus Pai, no Reino celestial, a todos mandas por igual, sermos irmãos e te invocar. A ti queremos nós orar. Não fale só a boca em vão; dá que ore o nosso coração!
Dá-nos o cotidiano pão e o que nos é de precisão. Pedimos-te também, Senhor, que afastes ódio e desamor. E nos concedas, se te apraz, união, concórdia graça e paz.
Amém, isto é, que seja assim! Que nossa fé não tenha fim! E não nos deixes duvidar do que acabamos de rogar. Assim, com fé, Deus e Senhor, amém dizemos com fervor.”
Deus continue abençoando a missão realizada por meio da Pastoral do Cuidado e da São Lucas, que acolhe, também, a Casa de Passagem!
Assista ao vídeo compacto do culto pelo link a seguir. Compartilhe-o com familiares, amigas e amigos e alegre-se com esse momento tão festivo!
Visite o nosso álbum de fotos: https://photos.app.goo.gl/DqdZwWsiAUWU8e6Z6