|

Está reunido na Sede da Igreja  Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em Porto Alegre/RS, o Grupo de Trabalho (GT) de Justiça Socioambiental. O encontro iniciou no último dia 02 de setembro, e segue até esta quinta-feira, 04.

Constituído a partir de decisão do 34º Concílio Concílio da Igreja, realizado em 2022, em Cacoal/RO, o GT tem a tarefa de elaborar a Política de Justiça Socioambiental da IECLB. O documento orientará as  instâncias da Igreja a promover a gestão ambiental e fortalecer seu compromisso com a justiça, a paz e a reconciliação. Esse compromisso decorre da Meta Missionária 4, do período 2019-2024: “Uma igreja comprometida com a justiça, a paz e a reconciliação que promove vida digna”.

Desde sua criação, em 2023, o GT reúne-se periodicamente de forma online. Além desses encontros, já realizou uma reunião presencial na Comunidade Bom Pastor, no Rio de Janeiro/RJ, de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024. Agora, o encontro em Porto Alegre marca mais uma etapa importante no processo de escrita, sistematização e revisão da Política.

 

Participantes do Grupo de Trabalho

A Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, esteve presente e conduziu a reflexão de abertura do encontro. O Secretário-Geral, P. Marcos Bechert, igualmente participou das atividades e trouxe sua palavra de acolhida na tarde de terça-feira. Além disso, a programação incluiu um momento com a Coordenação de Comunicação, que apresentou o funcionamento da Sede da Igreja e guiou o grupo em um tour pelos espaços e estações de trabalho.

O GT, aprovado pelo Conselho da Igreja, é composto por representantes de diferentes áreas e instâncias da IECLB: Pastor Jorge Rucks Hirt (Conselho da Igreja), Pastora Vera Lúcia Engelhardt (Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia), Gabrielle Ücker Thum e Natan de Oliveira Schumann (Conselho Nacional da Juventude Evangélica – CONAJE), Julia Witt (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – FLD/CAPA), Johannes Gerlach (Programa Ambiental Galo Verde), Andrea Hafner (Paróquia Ipanema/RJ), Jorge Fernando Lopes da Cunha (Comunidade de São Luís/MA), Pastor Dr. Mauro Batista de Souza (Presidência da IECLB) e Pastor Olmiro Ribeiro Junior (Secretaria da Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB).

 

Texto e fotos: Coordenação de Comunicação/IECLB