|

Nenhum lugar seguro para ir. Em declaração divulgada no dia 17 de setembro de 2025, a Federação Luterana Mundial (FLM) condena a ofensiva israelense na Cidade de Gaza, pede ação global para deter os ataques, proteger os civis e garantir o acesso humanitário.

A Federação Luterana Mundial expressa sua profunda preocupação com a escalada das operações militares israelenses na Cidade de Gaza. A intensificação dos ataques e o avanço para áreas densamente povoadas colocam civis já vulneráveis em risco sem precedentes. Não há lugar seguro para ir. É terrível testemunhar centenas de milhares de pessoas forçadas a deixar a Cidade de Gaza sem ter onde se abrigar e sem acesso às necessidades básicas.

Entre as pessoas deslocadas estão funcionárias e funcionários da FLM e colegas do hospital Al Ahli.

Apesar dos repetidos alertas das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, o governo de Israel continua a ignorar os apelos para proteger pessoas civis. Tememos pelas vidas, pela dignidade e pelo futuro do povo palestino, que continua a suportar imenso sofrimento, deslocamento e destruição.

A FLM condena o uso da força militar de maneiras que colocam em risco as populações civis e violam o direito internacional humanitário. O custo humano dessa violência e as implicações que ela traz para o futuro do povo palestino são inaceitáveis.

Como uma comunhão global de igrejas, enraizada no chamado de Cristo por justiça, paz e proteção da vida humana, mais uma vez erguemos nossa voz diante desta devastação.

Apelamos urgentemente à comunidade internacional, em particular aos aliados e parceiros de Israel, para que usem sua influência para interromper imediatamente esta ofensiva militar na cidade de Gaza. O silêncio e a inação diante dessas atrocidades tornam governos e instituições cúmplices do derramamento de sangue contínuo.

Agora é a hora de uma intervenção corajosa. Exigimos

 

A Federação Luterana Mundial se solidariza com o povo de Gaza e da Cisjordânia. Eles estão pagando o preço mais alto por esta guerra.

Nossas orações permanecem com nossos irmãos e irmãs palestinos, e nosso compromisso é continuar caminhando com eles em sua luta por justiça, dignidade e paz.

Tradução: Pastor Dr. Mauro Batista de Souza

Leia o artigo original em inglês
Leia a Mensagem da Presidência da IECLB, que pede por paz na Faixa de Gaza

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.