Uma comitiva de lideranças da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) percorreu, entre os dias 15 e 19 de setembro, diversas comunidades no Ceará e Pernambuco. A iniciativa visa promover a comunhão e fortalecer a presença luterana na região Nordeste.
As comunidades de Fortaleza (CE), Iguatu (CE), Araripina (PE), Crato (CE) e Juazeiro do Norte (CE), receberam o grupo, constituído pelo Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, Pastor Ismar Schiefelbein; pela Pastora Sinodal do Sínodo Brasil Central, Pastora Patrícia Bauer, o Secretário de Missão e Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, Pastor Odair Braun, o Pastor Geraldo Grutzmann e sua esposa Rose Mari.
As visitas proporcionaram reflexões, diálogos e convivência. As lideranças nacionais e locais partilharam sonhos e desejos comuns de fortalecer as comunidades na região. Da mesma forma, trataram dos desafios específicos de cada contexto. Com alegria, destacou-se a aquisição de um terreno na cidade de Iguatu/CE, em parceria com uma comunidade do Paraná. Neste terreno será construído um templo para a comunidade que hoje se reúne como Ponto de Pregação São Lucas.
Um dos momentos significativos da agenda foi o conhecimento in loco do Projeto Servos, que atua na cidade de Araripina, PE. Vários membros e lideranças da comunidade luterana se integram, apoiam e participam desta iniciativa. O projeto, um belo exemplo de missão diaconal, atende 62 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no contraturno escolar, oferecendo atividades educativas diversas, reforço alimentar e apoio socioafetivo. A ação demonstra, de forma concreta e prática, o amor e o serviço às pessoas necessitadas.
O compromisso com a unidade cristã também esteve em pauta. Neste espírito, a comitiva realizou uma visita ao Bispo diocesano de Iguatu, da Igreja Católica Apostólica Romana. O encontro reforçou os laços de respeito e cooperação entre as diferentes tradições cristãs em prol do bem-estar da comunidade local.
De acordo com o Pastor Odair Braun, a intenção estratégica dessas visitas é ampliar a presença da IECLB na região Nordeste. “Estamos aqui para compartilhar da misericórdia de Deus de forma mais abrangente, fortalecer a vitalidade de nossas comunidades existentes e buscar uma maior incidência pública na região, testemunhando nossa fé através do serviço e do anúncio do Evangelho”, disse ele.