A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB segue ampliando o acesso e a participação da comunidade surda em sua vida de fé. No último dia 25 de setembro, quinta-feira, foram gravados 210 novos sinais que integrarão o Manuário de Libras da Igreja. O trabalho de gravação aconteceu em Curitiba, antecedendo o Encontro Anual de alunas e alunos do Curso de Libras.
Os registros contaram com a participação de Ana Luiza Carpes (Santa Cruz do Sul, Sínodo Centro Campanha Sul), Samara Neftali Follmer Verdin e Lucas Kuhn Schneider (São Lourenço do Sul, Sínodo Sul-Rio-grandense), que se formaram no Curso de Libras em 2024. O professor Victor Pacheco, do Programa Libras por Amor, orientou a sinalização e também participou da gravação.
A produção do Manuário está sob a responsabilidade da Diácona Carla Jandrey, da Coordenação de Diaconia da IECLB. As comunicadoras Gabriela Giese e Martina Wrasse Scherer, da Coordenação de Comunicação e Relações Públicas da Igreja, realizam a captação de imagens.
Os novos sinais surgiram a partir da vivência da turma de conversação, em diálogo com a Secretaria Geral da IECLB, e ampliam especialmente o vocabulário ligado à confessionalidade luterana e ao contexto da Igreja. O material se soma aos cerca de 300 sinais já registrados na primeira etapa do projeto, realizada em novembro de 2024.
Disponível no Portal Luterano e no Canal de YouTube da IECLB, o Manuário de Libras busca padronizar a sinalização em contexto luterano e tornar mais acessíveis a liturgia, a vida comunitária e a identidade da IECLB.
O Manuário é uma obra em constante construção. A cada nova gravação, a Igreja reafirma seu compromisso de ser espaço de inclusão e acolhimento, no qual todas as pessoas possam participar plenamente.