“Pois onde estiverem as suas riquezas, ali estará o coração de vocês.” (Lucas 12.34)
Próximo do Dia dos Pais, dois confirmandos como atividade em homenagem aos pais, fizeram um coração com flores de camélias que estavam no chão, dizendo que os pais moram no coração deles. Esse pensamento me lembrou da oração que aprendi na infância, que muitos de vocês também conhecem e aprenderam. “Eu sou pequeno, meu coração purifique, ninguém além de Jesus habite nele.” (“Ich bin klein, mein Hertz mach rein, soll niemand drin wohnen als Jesus allein”). Uma canção de Teixeirinha diz: “Meu coração é pequeno porque Deus me fez assim, o Rio Grande é bem maior, mas cabe dentro de mim.”
Diz a oração que aprendemos com nossos pais que tão somente Jesus habite no nosso coração. Mas nós reconhecemos que além de Jesus Cristo, no nosso coração cabem nossos cabem nossos pais, nossas mães, familiares, pessoas amigas. Cabe muita gente e muitas coisas mais. Também para Jesus isso não está errado. Mas Jesus chama atenção de que nada deve ser mais importante do que Deus. Segundo a Escritura, Deus é a nossa maior riqueza. É dele que recebemos força, fé, esperança, perseverança, amor.
Em outro momento Jesus falou que “a boca fala do que o coração está cheio.” (Mateus 12.34) Quando Jesus está no nosso coração, quando ele conduz a nossa vida, as nossas ações, os nossos pensamentos se voltam para Deus e se voltam para o nosso próximo. Conforme os ensinamentos de Jesus não é possível crer em Deus e ter ódio do próximo. Amar a Deus significa amar o próximo. O apóstolo Paulo acentua: “a fé atua pelo amor.” (Gálatas 5.6). Certamente concordamos com os autores Emílio Voigt e Uwe Wegner que escrevem: “Quando o amor é vivido sem fé, falta-lhe o tempero. Quando a fé é vivida sem amor, falta-lhe o sabor.” (Série Educação Cristã Contínua, Apocalipse página 46)
Estimados e estimadas! Peçamos sempre de novo a Deus que nos dê sabedoria, nos dê força de amar a Deus de todo o coração e o próximo como a nós mesmos. Cientes de que onde existe amor não há espaço para a discriminação, o preconceito, a marginalização. Concluo o pensamento com uma frase da APAE trazida no desfile no dia sete de setembro em São Sebastião do Caí: “Enquanto existir amor, não haverá diferenças.” O que está acumulado em nosso coração?
Oração:
Amado Deus. Nós te agradecemos pela vida. Agradecemos por todas as bênçãos que tens derramado sobre cada um e cada uma de nós. Agradecemos porque criaste o mundo com sabedoria. Criaste o mundo na perspectiva da diversidade. Porque é na diversidade que tudo e todas as pessoas se complementam. Somos seres interdependentes. Ninguém é auto suficiente. As pessoas precisam uma das outras. Por isso, te pedimos para que haja amor entre as pessoas. Que não haja discriminação, preconceito, marginalização. Que todas as pessoas tenham acesso às necessidades básicas. Que todas as pessoas tenham vida com dignidade. Assim como tu és generoso, que todas às pessoas possam demonstrar a generosidade em palavras e ações. Amém.
Pastor Ervin Barg, de São Sebastião do Caí
Ir para o conteúdo